
Nossa Senhora de Fátima - 13 de Maio
Em plena guerra mundial, três pastorinhos portugueses de nome Lúcia, de 10 anos, Francisco, de nove anos e Jacinta, de sete anos, presenciaram uma aparição que seria testemunha da presença divina em nosso mundo. A Senhora marcou um encontro com essas crianças para o dia 13 de todos os meses, para realizar as suas aparições em um campo de nome 'Cova da Iria'.
Lúcia, a mais velha , pediu segredo, mas os mais novos não conseguiram guardá-lo. Contaram a outras pessoas o facto extraordinário e no dia 13 de Junho os pastorinhos já não estavam sózinhos.
Em 13 de Julho, por ocasião da terceira aparição, Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas três crianças.
Mas a 13 de Agosto, os três videntes, fechados no cárcere, não puderam ir à Cova da Iria.
Em 13 de Outubro, uma multidão de 70 mil pessoas lotavam o local das aparições e testemunharam o Sol mover-se entre chamas multicores, como se fosse destacar do firmamento. E deixou sua mensagem ao mundo: "Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores; são muitos os que vão para o inferno por não haver quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles.
A guerra logo vai acabar, mas se não pararem de ofender ao Senhor, não passará muito tempo para vir outra pior. Abandonem o pecado de suas próprias vidas e procurem eliminá-lo da vida dos outros, colaborando com a Redenção do Salvador".
Em 1946 a estátua de Nossa Senhora de Fátima foi coroada diante de uma multidão de 800.000 pessoas.
A 13 de Maio de 1967, por ocasião do Cinquentenário das Aparições, o Papa Paulo VI foi a Fátima onde se encontrou com a vidente Lúcia.
Pesquisa e escrito por: Mano Belmonte