Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

segunda-feira, novembro 26, 2012

Variação linguística, uma realidade da nossa língua

Os descobridores portugueses levaram para o Brasil a cultura e a língua Portuguesa, essa foi sendo enriquecida com vocábulos e locuções novas. Além de receber influência das línguas indígenas e africanas o Brasil adquiriu outra pronúncia.
Ao analisarmos o desenvolvimento linear do português do Brasil, estamos certos de que a evolução perpassa pela diversidade que é transitoriedade da língua.
Ocorreu com o latim que se estruturou em duas vertentes durante o seu processo evolutivo: o latim clássico, falado por uma minoria de grandes escritores e o latim vulgar, que pela extensa população usuária difundiu-se rapidamente. É o mesmo com a Língua Portuguesa, em que se distanciaram os falares do Brasil com o de Portugal.
E hoje, no Brasil, é irreal o nivelamento do língua devido a muitos fatores como: social, histórico, geográfico e cultural. Portanto, necessitamos aceitar as variações e estudar o que as provoca para entendermos o processo evolutivo linguístico.
O advento da internet trouxe muitas transformações e inovações e entre delas no campo textual que se difere significativamente de outras escritas tradicionais.
As comunidades da internet, acabam por criar uma sociedade linguística com as suas especialidades próprias, como: ausência de pontuação, ausência de acentuação gráfica, processos de alterações ortográficas, etc...
A globalização é um processo que de certa forma homonageia os falares e a escrita. Sendo este o caso, como referencial humano traria inúmeras variações, porque, decididamente, não somos todos iguais e devido ao meio do espaço ou social em que estejamos haverá uma tendência da língua e da escrita em se caraterizar por esses agentes, sendo assim, as pessoas que protagonizaram a comunicação poderão adequá-la ao seu perfil ou grupo a que pertence.
Entendemos que o crescente distanciamento entre a língua eleita como "certa" e a efetivação nas grandes camadas sociais divergem causando o elitismo de uma e marginalizando as outras possibilidades.
Toda a forma de se expressar possui uma gramática que a estrutura faz em cada variação eficaz no processo da comunicação.
Enfim, a Língua Portuguesa torna-se, hoje, fator de inserção no mundo atual estimulando as pessoas a ser ativas perante a cultura e história destes países irmãos.

Pensamento da Semana
..."Seria insultuoso para os verdadeiros escritores se nos considerassemos como tais. Escrevemos como sabemos e pela paixão que nos atrai a escrita com ou sem "influências". Pensamos ser mais importante fazermo-nos entender comunicando e ser úteis a uma sociedade."
(Mano Belmonte)

(Artigo escrito de acordo com a nova ortografia)

Mano Belmonte
manobelmontecantor.blogspot.com
manobelmonte.@live.com.pt


Andre Rieu / Bolero de Ravel

O dia em imagens

COM 114 ANOS, O AQUÁRIO VASCO DA GAMA,
EM OEIRAS, PERDEM UM TERÇO DOS VISITANTES
NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS. ATUALMENTE, RECEBE
UMA MÉDIA DE 70 MIL PESSOAS ANO.
(Mário Cruz/Lusa/CM)
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Fado: Um ano depois da classificacao da UNESCO

Fado: Um ano depois da classificacao da UNESCO

Porto recorda Queen

Porto recorda Queen