Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

domingo, maio 18, 2008

Como nasceu e como tem crescido o 'ARSENAL DO MINHO DE TORONTO'


António Letra, a dedicação sem limites, o amor à sua terra, às suas raízes, faz deste minhoto, o orgulho de todos os outros que se espalham por este mundo de Deus...

O ' Arsenal do Minho de Toronto' fez em 2006 -20 anos de existência-. Entre várias significativas e importantes comemorações, foi lançada uma revista que nos prende à sua leitura pelo desenvolvimento desta admirável Associação ao longos destes anos. Mensagens de importantes políticos canadianos e portugueses, religiosos, e em geral, a reportagem das actividades culturais, religiosas e artísticas deste puro , genuíno, simples, trabalhador e alegre povo de uma das províncias mais encantadores de Portugal: MINHO.

Foi no passado dia 10 de Maio-2008, que uma vez mais, esta simpática e hospitaleira Associação celebrou com um jantar e entretenimento o 'DIA DA MÃE'.

Jantar à maneira minhota , que, em abono da verdade, dispensa mais comentários, pois, os portugueses em geral, sabem e apreciam o maravilhoso e nutritivo cardápio dessa encantadora zona de Portugal...

O presidente do executivo do 'A.M.T.' Abílio Ribeiro , Tony Letra (Pres. da Assembleia Geral), conjuntamente com outros directores "desdobraram-se" em amabilidades, beijos e sorrisos, destribuindo rosas vermelhas a todas as mamãs e vóvós presentes que se contariam por dezenas de senhoras e rosas, numa mescla de alegria e felicidade.
Lágrimas nos olhos das mães já avós, e de mães que o foram pela primeira vez . LINDO ! como foi lindo todo aquele momento...

Aconteceu espectáculo com o convidado 'Mano Belmonte', que de 'Rosa ao Peito' cantou "Santa Maria" dedicada a todas as Mães.

-O D.J. 'Nazaré Praia' encarregou-se de animar o baile.
-Como a alegria faz parte integrante na vida desta boa gente nortenha, não deixaram "por mãos alheias" as concertinas , acordeões e cantigas ao desafio. Foi um sucesso !

-Momento alto; foi sem dúvida, a actuação dos RANCHOS do clube (Infantil e Adulto) que fizeram uma magnífica actuação ( outra coisa não era de esperar), onde a beleza e colorido dos trajos genuinos, o redopiar constante dos pares numa dança de vira , chula ou malhão, são representantes de uma etnografia exemplar.
Uma vez mais, estão de parabêns os responsáveis do 'Arsenal do Minho de Toronto' e todos os associados e amigos desta colectividade que nos enche de orgulho o peito onde bate um coração português.
A todos bem hajam !
-Mano Belmonte-
VEJA NO TOPO DA PÁGINA E À SUA DIREITA, O 'SLIDE SHOW' DO ACONTECIMENTO

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Transcrevemos o Historial escrito pelo António Letra (presidente da assembleia geral) do Arsenal do Minho de Toronto-Canadá, aquando do 20 aniversário/2006.

-Segundo nos reza a história, nos começos do ano de 1986, um grupo de minhotos, nomeadamente oriundos da zona de Braga e já com raízes de longos anos no Canadá juntaram-se para dar forma e vida a uma colectividade onde se pudessem congregar e mitigarem as saudades causadas pela distância da sua terra natal.

Foi então, que um grupo de amigos liderado pelo já falecido Jaime Silva e Baltazar Santos decidiram criar a 'sonhada' organização a quem 'baptizaram' com o nome de "Sporting Clube de Braga of Toronto". Tudo isto, com o intuito de homenagearem o Sporting Clube de Braga, clube da região com o qual muitas das gentes minhotas naturalmente se identificavam. Subsequentemente, o nome evloiu para S.C.B. - O Arsenal do Minho of Toronto - e mais recentemente incorporado como Community Centre.
Tendo sido as origens do Arsenal do Minho of Toronto de carácter desportivo, futebol, é com satisfação que nos apraz registar que o Arsenal foi "Grande", foi o maior no Canadá quando tomando parte na Liga Luso Canadiana em 1998.

Desde a sua fundação em 1986 até ao presente, tem o Arsenal do Minho of Toronto Community Centre, evoluído gradualmente sabendo receber e sabendo moldar-se aos gostos dos seus associados e às exigências dos tempos.

Desde o seu começo até ao presente, tem o Arsenal do Minho de Toronto demonstrado o seu melhor empenho em bem servir os seus membros e construir uma comunidade mais forte e mais unida. Pois, é nosso entender que só sendo fortes e unidos poderemos ser mais reconhecidos e dar maior expressão à cultura e valores que os nossos antepassados souberem grangear e construir de uma forma sublime e dignificar pelos séculos fora.

Como recentemente escrevera 'O Arsenal do Minho' enaltece os valores familiares, acredita nas suas famílias e nos seus amigos. 'O Arsenal do Minho' funciona como sendo uma família numerosa e unida.

As festas religiosas são solenemente celebradas no Arsenal do Minho, não fossem, as gentes do norte de tradições e convicções profundamente religiosas.

Através das nossas actividades ou por intermédio das danças e cantares do nosso "Magnífico Rancho" sou a dizer que o 'Arsenal do Minho de Toronto' tem sido e continuá-lo-á a ser um verdadeiro arauto da cultura portuguesa, em solo canadiano, e não só. Usando a língua portuguesa, dando preferência aos cantares ao desafio, ao "sarrabulho" Minhoto e outras comidas com que nos alimentamos, defendendo os valores familiares e práticas religiosas, como que estamos a manter, como que estamos a transmitir aos nossos filhos às camadas mais jovens os nossos traços culturais.

Com um começo meramente desportivo tem o 'Arsenal do Minho of Toronto' ao longo dos seus vinte anos de existência evoluído para uma organização sócio-cultural onde actividades de natureza recreativa e cultural têm sido mantidas de acordo com os desejos dos seus Directores e massa associativa. -António Letra-

Escrito e adaptado por: Mano Belmonte