Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quarta-feira, novembro 04, 2009

Vinhos do Dão - Promover a região turisticamente


VÍDEO 'Desafiando o tempo'

CRÓNICA DO CANADÁ
Amor e inteligência
(Dedicado a um Nóbel ateu)
A religiosidade é inerente ao homem.
Sob as mais diversas formas e em todas as épocas, a Humanidade procurou relacionar-se com a Divindade.
Por muito tempo imperou a ideia de que Deus deveria ser temido. O Criador era apresentado, por muitas tradições, como cioso e vingativo.
Jesus reformulou esse conceito, ao falar de um Pai amoroso e justo. Convidado a indicar o maior mandamento da Lei Divina, Ele sentenciou: Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o Espírito.
E também amar ao próximo como a si mesmo.
É interessante anotar que, ao invés de um, o Cristo apresentou, de uma vez, dois mandamentos. Um fala em amor a Deus e o outro em amor ao próximo. Isso prova que tais comandos são entrelaçados.
O amor ao próximo complementa o amor a Deus e vice-versa.
Segundo o Mestre Nazareno, Deus deve ser amado com todo o coração, toda a alma e todo o Espírito.
Percebe-se ser esse amor algo muito intenso e profundo, que reclama a criatura por inteiro. - O sentimento por si só não basta. -
Quando se quer enfatizar o aspecto emocional, fala-se em coração.
Mas à Divindade não se deve dar apenas o coração. Todo o Espírito necessita estar empenhado nessa relação.
Segundo o dicionário, um dos significados de Espírito é o conjunto das faculdades intelectuais. Cuida-se de uma acepção até certo ponto comum.
Muitas vezes afirma-se que uma pessoa tem espírito. Essa expressão indica que ela é inteligente, perspicaz possui raciocínio rápido.
Conclui-se que o amor a Deus envolve razão, discernimento, intelecto.
O Espiritismo ensina que Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Não se trata de uma personalidade, à semelhança dos homens, mas de uma Consciência Cósmica.
O apreço por uma personalidade humana, frequentemente vaidosa, pode ser demonstrado por gestos exteriores. Em relação à Consciência Cósmica, despida de características humanas, isso não se dá.
Como Deus é a Inteligência Suprema do Universo, o amor por Ele implica o esforço por desenvolver a própria inteligência.
Assim, religiosidade é incompatível com o cultivo deliberado da ignorância. Deus brindou Suas criaturas com dons maravilhosos, os quais precisam ser valorizados.
O dom que distingue os homens do restante da Criação é a sua intelectualidade desenvolvida, a sua razão.
Pensamento da Semana
"Possuimos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de acção que se estende muito além dos limites da nossa esfera corpórea."
(Allan Kardec)
Mano Belmonte
=o=o=o=o=o=

Canadá em foco

Luso-canadiano vai ser um dos portadores da tocha olímpica para as Olimpíadas de Inverno
O luso-canadiano Carlos Figueiredo vai ser um dos estafetas que transportará a tocha olímpica durante parte da marcha que a verá percorrer o país, a caminho do local onde irão decorrer as Olimpíadas de Inverno 2010, em Vancouver.
Carlos Figueiredo foi um dos escolhidos duma longa lista de pessoas que se candidataram a portadores da tocha olímpica e terá a sua participação no trecho que passa junto a Sherbrook, na província de Quebéc.
A chama, que se encontra já em rota, tendo começado a sua peregrinação nas províncias atlânticas, está a ser transportada por centenas de estafetas que se revezam ao longo do trajecto, até chegar ao seu destino, a costa do Pacífico, do outro lado do país.
O Luso-canadiano é empregado da multinacional canadiana Bombardier, que emitiu um comunicado interno congratulatório pela sua selecção.
Fonte: Jornal 'Sol Português'
Adaptação: Mano Belmonte

o=o=o=o=o=


CRÓNICA DE COIMBRA

Palavras com substância orgânicas!

Ao vislumbrar aquele campo coberto de relva, e terra húmida, descalcei-me e passei por cima daquele campo verde, exuberante de vegetação. Os pés descalços pareciam sentir sempre de forma diferente a paixão de algo que os prendia e não arrebatava para coisa nenhuma. Que sensação de frescura e de bem estar! Para quê o céu, as nuvens e a distância de tão longe se ali, de pés abraçados à Terra-Mãe, eu aprendia mais que com os longínquos infinitos do Universo?


Terra, pés e alma geravam as palavras de seiva, silenciosas e discretas numa íntima oração, fazendo-a reencontrar-se com os distantes mistérios da criação. Nesse conversar lento e mudo, erguia-se como rainha a simplicidade do nascer e crescer das plantas e dos seres. Simplicidade como quem escreve e fala e sente os pés molhados por cima da relva e da terra fresca de uma tarde de fim de verão. Vale a pena sentir a vida, o calor, sentir a terra e a água, os pés a falar com essas substâncias orgânicas, que corre no mundo e faz crescer as plantas e os seres. Ser aqui e ali sempre o mesmo e nada ao mesmo tempo, ser de vir e unidade, parar e andar, descer e subir. Sentir a verdade na seiva que corre nos pés que pisam e abraçam, na água que mata a sede de viver.

Vale a pena ser e não ser nesse espanto primordial de nos sentirmos crescer e acontecer como o espaço, o tempo, as palavras e os seres. Falas, falo e nos descobrimos como seres estranhos a pisar a relva húmida e a ouvir a respiração do mundo.

Que mistérios envolvem tudo isso! A nossa lucidez, o espanto de sermos nós e toda esta loucura de crescermos, sem sabermos quem somos. Crescer, crescer...é esse confrontar, é esse dividir o mundo com alguém, é esse passear descuidado pelos desígnios da fala, pelas voragens do amor.

Crescer é não possuir mas ser capaz de fruir e de simplesmente estar. Crescer é nascer no ser de ser para ti o outro que tu és para mim.

Cruz dos Santos
Coimbra/Portugal