Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Frase do Dia

"A ADVERSIDADE LEVA ALGUNS A SEREM VENCIDOS, E OUTROS A BATEREM RECORDES"
(William Arthur Ward)

Foto do Dia

O MÚSICO NORUEGUÊS TERJE ISUNGSET TOCA UM INSTRUMENTO DE GELO DURANTE UM CONCERTO DO FESTIVAL DE MÚSICO DE GELO, QUE DECORREU NA REGIÃO DE ALTO ADIGE, NO NORTE DE ITÁLIA, A 3.100 METROS DE ALTITUDE.
(Alessandro Bianchi/Reuters/CM)

Bicentenário de Charles Darwin -"A Origem das Espécies"-

CHARLES DARWIN

Completaram-se, no dia 12 de Feveiro, 200 anos depois do nascimento do célebre iniciador da teoria da "evolução das espécies", como explicação plausível da origem dos seres vivos e do homem em particular.

No caso do homem, como sabemos, a Sagrada Bíblia, usando imagens e metáforas compreensíveis às pessoas do tempo, conta-nos que Deus tirou o homem do barro, lhe insuflou o espírito da vida e que, duma costela do homem, tirou depois a mulher.
Antes de mais, não podemos esquecer-nos de que não podemos ler a Bíblia à letra, como se de relatório científico ou de texto histórico se tratasse. Uma coisa é a mensagem e outra a forma de a apresentar. Uma coisa é a embalagem e outra o conteúdo. O barro do homem, o sopro de Deus, e a costela donde surgiu a mulher são metáforas belíssimas, de carácter antropomórfico, cheias de significado e de sentido, mas metáforas. Apenas metáforas.
A mensagem que se pretende transmitir é a seguinte: Foi Deus quem criou o homem e a mulher; criou-os por amor; criou-os à Sua imagem e semelhança; criou-os iguais em dignidade e em direitos.
Ao longo dos séculos, esta explicação respondia cabalmente a uma sociedade iluminada pela Fé. Que importava que viesse do barro ou de outro animal anterior? Se Deus interveio na sua origem por um acto de enorme sabedoria e de grande amor...que importava o resto?
A partir do século XVIII, e na sequência das doutrinas iluministas que recusam qualquer explicação para além das da experiência e da razão humana, negando o sobrenatural e desvalorizando a Fé, foram surgindo outras explicações para a origem do mundo, da vida e do próprio homem.
A mais célebre e mais controversa foi dada por Charles Darwin em meados do século XIX, nas suas obras "A Origem das Espécies" e " A Descendência do Homem e a Selecção Sexual". Segundo os evolucionistas seguidores de Darwin, os animais e as plantas actuais (o homem incluído) seriam resultado de uma emorme cadeia evolutiva natural que deu origem aos seres e às espécies.
Assim sendo, o homem seria o fruto da evolução ou da mudança contínua de outros seres anteriores, concretamente do símio ou chimpanzé, que parece o indivíduo mais próximo de nós e o mais parecido connosco.
O homem actual seria o resultado da metamorfose lenta de diversos hominídeos fósseis (pitecantropo, australopiteco etc.) cada vez mais perfeitos - homo erectus - homo habilis - homo sapiens - homo sapiens sapiens (homem que já se mantém de pé e se desloca sem mãos no chão - homem habilidoso que já usa as mãos para fabricar os instrumentos de que precisa - homem inteligente por efeito do desenvolvimento do cérebro - homem pleno de inteligência por ter atingido o completo desenvolvimento cerebral), tudo isto por influência de factores naturais, do meio físico e de necessidades de sobrevivência.

É isto o que se ensina aos nossos jovens das nossas escolas, há muitos anos, nomeadamente na disciplina de História Geral ou Universal, como se de uma verdade indiscutível se tratasse, lançando-se por vezes uma enorme e prejudicial confusão nos seus . Então, quem diz a verdade? - perguntam os estudantes. A Bíblia e o catequista que me disseram que foi Deus quem nos criou ? Ou a História e o professor, que me ensinam que viemos dos macacos?
Embora baseada em sérios e persistentes estudos paleontológicos, aliás convergentes com estudos biológicos e embriológicos, no que diz respeito ao ser humano, sempre incomodou muito explicação tão simplista e radical.
Porque é que alguns chimpanzés evoluíram e deram homens, e outros ficaram sempre chimpanzés até aos nossos dias, apesar de já terem decorrido tantos milhões de anos?
Cientificamente, tem-se vindo a comprovar cada vez com mais certeza que, mesmo fisicamente ( e pondo mesmo de parte a consideração de que homem é um ser também espiritual), há diferenças tão profundas entre símios (macacos) e o homem, que a simples evolução ou transformação das espécies não consegue explicar.

Deus, ao criar a matéria, deu-lhe todas as potencialidades para se desenvolver e diversificar e, quando algum dos seres anteriores atingiu as formas e as capacidades de um corpo humano, criou e infundiu-lhe uma alma, fazendo-o "semelhante a Si" por se tornar também, em parte, espiritual. Em vez da casual alteração de um genes, também hipotética e não provada, temos a criação de uma alma por Quem o podia e quis fazer. A explicação bíblica parece mais fácil e mais razoável.
A este propósito, algumas considerações:
1- A Bíblia não é um livro de Ciência, mas Mensagem e Orientação de Vida para o homem.
2- Cabe aos cientistas investigar e trabalhar no sentido de encontrarem explicação plausível para a origem do mundo, da vida e do próprio homem.
3- Nesse caminho de investigação, todas as hipóteses são legítimas, possíveis e honestas.
4- O que não é honesto, com ou sem o intuito de negar a Bíblia e a intervenção de Deus, é apresentar-se uma mera hipótese como se fosse a última palavra, e ensiná-la à nossa juventude como se fosse um dogma e uma certeza. E isso, é o que se tem feito. Os nossos livros dão explicação evolucionista pura como a única verdadeira e nem sequer referem outras explicações possíveis. Para se negar uma verdade bíblica, apresenta-se uma mera hipótese ainda não suficientemente provada, como se de dogma indiscutível se tratasse.
Contestamos os "dogmas" da Religião...para impormos os "dogmas" da Ciência.
É nisto que não achamos honesto nem correcto.

Fonte: Agência Ecclesia
Adaptação e texto: Mano Belmonte


-o-o-o-o-o-o-

Bombaim recebe em festa os heróis de Hollywood...

O jovem elenco do multioscarizado 'Quem Quer Ser Bilionário?' regressou ontem a casa.
Depois do reconhecimento em Los Angeles, à sua espera estava uma multidão em delírio, que levou os jovens actores em ombros pelas ruas da sua cidade. Para alguns, há já projectos no horizonte...

Ler notícia completa
Adapt: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca

Maria Bethânia no Coliseu...

Música com alma e sentimento. E sotaque. Maria Bethânia é um nome incontornável da música popular brasileira e, com mais de 40 anos de carreira, 62 de vida, soma sucessos que os portugueses sabem de cor...E vão poder acompanhar hoje, às 22h00, no Coliseu de Lisboa...

Ler notícia completa
Adapt: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca

Campo Pequeno volta a receber 'Apassionata'...

Pela terceira vez em Portugal, 'Apassionata' apresenta-se, a partir de sexta-feira, no Campo Pequeno, em Lisboa. Concebida para as grandes arenas da Europa, a nova versão intitulada 'Grand Voyage' ('Grande Viagem') regressa à capital para delícia dos amantes das artes equestres...

Ler notícia completa
Adapt: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca

Família Obama adopta cão de raça portuguesa...

O "melhor amigo" de Sasha e Malia, filhas de Barack Obama, já está escolhido: vai ser mesmo um cão-d'água português. Michele Obama pôs um ponto final nas especulações ao garantir à revista People que a raça portuguesa é a preferida para habitar a Casa Branca. Mas não foi fácil. Como o Presidente norte-americano chegou a dizer, em jeito de brincadeira, "foi mais difícil do que encontrar um secretário do Comércio"...

Leia mais sobre a interessante história do cão-d'água português

Adaptação: Mano Belmonte
manomano@sympatico.ca