Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Tapetes de Arraiolos - A tradição está a morrer?


Inês de Castro inspira dança em Coimbra


Chama-se 'Um coração no Tempo' o espectáculo de dança, música e teatro que tem antestreia marcada para o próximo sábado no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e com a qual a coreógrafa Helena Azevedo pretende resgatar a memória de Inês de Castro...

Ler artigo completo

Iraque na mira do Óscar



'Estado de Guerra', centrado no drama do Iraque pós-Saddam, conquistou o prémio de Melhor Filme dos produtores norte-americanos, que atribuem os Producers Guild Awards (PGA). Reforça-se assim a hipótese de o filme de Kathryn Bigelow vir a ser um dos candidatos ao principal Óscar...


Ler artigo completo

Faleceram...

Morreu filho mais velho da série 'Bonanza'
O actor e cantor norte-americano Pernell Roberts, recordado por muitos como filho mais velho de Ben Cartwight na série 'Bonanza', faleceu na sua casa de Malibu, aos 81 anos, vítima de cancro.
A notícia foi confirmada esta segunda-feira pela sua mulher, Eleanor Criswell...


-o-o-o-o-o-o-







Morre o mestre da guitarra

O guitarrista Jorge Fontes, 75 anos morreu ontem à saída da sua casa na Damaia (Amadora).
Acompanhou fadistas como Amália Rodrigues e Fernando Farinha, e colaborou com José Afonso, no EP 'Cantares' (1964), Quim Barreiros, no seu primeiro disco, e António Variações, no disco 'Dar e Receber'...

Ler notícia completa

-o-o-o-o-o-o-

O melhor do fado em colecção



A melhor montra do fado está desde agora numa colecção de seis discos, intitulada "Alma Lusitana"...

Ler artigo completo

Isabel II de Espanha deu quadro falso a Papa Pio IX


O fotógrafo de Hollywood e dos universos marginais


O fotógrafo de Hollywood e dos universos marginais - Artes - DN

Adoptar um tigre-de-samatra por 75 mil euros e salvá-lo da extinção


Adoptar um tigre-de-samatra por 75 mil euros e salvá-lo da extinção - Ciência - DN

Como agem os 'paparazzi' em Portugal


Como agem os 'paparazzi' em Portugal - Artes - DN

Recuperação do ozono pode agravar aquecimento a sul


Recuperação do ozono pode agravar aquecimento a sul - Ciência - DN

Homem de Neandertal desapareceu há 37 mil anos


AVATAR


As expectativas eram altíssimas - à medida de um orçamento recordiata - e cumpriram-se, 'Avatar', o mais recente filme de James Cameron, ultrapassou 'Titanic' e destronou-o do título de filme mais rentável da história do cinema...

=========

A China resolveu alterar o nome de um pico montanhoso situado em Zhangjiaie, na província de Hunan, a sul do país, em homenagem ao filme 'Avatar'...


-o-o-o-o-o-o-




Cartoon Bandeira


Carta do Canadá - Fernanda Leitão

A VERDADE VEM AO CIMO

Assim como a 1.a República teve pecados irremíveis, tembém esta república que por agora vivemos os tem tido. A que saíu de 5 de Outubro de 1910, herdeira directa e legítima do Regicídio, não se limpará nunca do sangue derramado pelo chefe do estado e seu filho nem das cruéis perseguições movidas à Igreja e seus servidores, e menos ainda dos milhares de homens que, mal alimentados e mal armados, foram carne para canhão na Primeira Guerra Mundial para satisfação e orgulho de Afonso Costa e quejandos.
Seguiu-se outra república intolerante, com ditadura, censura e polícia política, que bom caldo de cultura foi para a mediocridade que depois veio.
Nesta outra república, saída de 25 de Abril de 1974, o pecado maior, e sem perdão, foi a descolonização, isto é, o abandono precipitado das colónias e os povos que ali viviam.
Não é de louvar a guerra colonial que a ditadura podia e devia ter evitado, mas ela não podia justificar um abandono tão cobarde na forma e tão vil no conteúdo. Medíocres a quem interesses internacionais, e não apenas da União Soviética, deram força, foram os fautores e responsáveis perante a História desse abandono que se saldou por uma incalculável tragédia para milhões de portugueses de todas as raças.
Porque todas as revoluções arrastam consigo o lixo da confusão e do arbítrio, da mentira e da estupidez, é garantido que se procura fazer silêncio sobre o que se passou. Mas, felizmente, tem havido pessoas corajosas e dignas que, pouco a pouco, têm investigado esse passado sombrio e o têm dado à estampa em livros que, evidentemente, não merecem as menções dos que andam a estrangular o jornalismo na forca do politicamente correcto. Que a terra lhes seja leve.
Excelente exemplo de coragem e dignidade, de esforço e perseverança numa investigação que durou 20 anos, é a jornalista Leonor Figueiredo que, em 2009, publicou na editora Aletheia o livro FICHEIROS SECRETOS DA DESCOLONIZAÇÃO DE ANGOLA. É um documento sem preço sobre uma das maiores infâmias cometidas por esta república: o abandono de centenas de portugueses que, raptados ou presos pelas forças políticas que, em Angola, se opunham ao poder colonial português, sofreram as maiores sevícias nas masmorras e acabaram, muitos deles, por serem assassinados e atirados às valas comuns. Não foram em grande número os que conseguiram salvar-se desse inferno. Mas todos por igual foram esquecidos por este regime. O livro, documentado até à exaustão, não deixa lugar a dúvidas. Porque acredito no poder da palavra honrada, tenho a certeza que livros como este pesarão sobre o futuro.
Tocaram-me dois casos que Leonor Figueiredo apurou. Um foi o da médica Maria Fernanda Matos Sá Pereira Ramalho, em serviço na Maternidade de Luanda, raptada e barbaramente assassinada por ter descoberto uma sinistra trapaça do partido que havia de ser poder no termo da guerra civil. É que, em 1975, em plena barafunda de PREC, a minha querida amiga Rita Rolão Preto Vieira de Brito procurou-me, numa angústia, por ter sabido que essa médica, sua afilhada, tinha desaparecido. O outro caso relatado é o de Helder Neto, antigo preso político no Tarrafal que alguém que eu julgava amigo me enviou, na década de 60, com o pedido de o ajudar a saír de Portugal. Assim fiz, com a ajuda de uma jornalista estrangeira. Pode quem me lê imaginar o que senti quando, em 1975, soube que Helder Neto era um dos principais torcionários da nova pide de Angola. Por este livro soube que acabou abatido a tiro.
Este livro é um serviço prestado à verdade e a Portugal.

Fernanda Leitão
Toronto/Canadá

Câmara Municipal de Santo Tirso - Convida -