Acerca de mim
Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».
MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010
Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá
RECOMEÇAR...
-Recomeçar-
Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.
Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.
Mano Belmonte
BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte
segunda-feira, março 10, 2014
REFLETINDO - A semente e a fruta
REFLETINDO
A semente e a fruta
A natureza sempre nos oferece grandes e belos ensinamentos, basta que prestemos atenção aos mínimos detalhes.
É o caso, por exemplo, da semente e do fruto.
E, quando falamos em semente e fruto, vem nos logo à mente a germinação das sementes de trigo, milho, feijão entre outras.
Mas não são só essas sementes que nascem e frutificam. As sementes do bem e do mal que espalhamos também germinam com toda a certeza e precisão.
Mas não são só essas sementes que nascem e frutificam. As sementes do bem e do mal que espalhamos também germinam com toda a certeza e precisão.
Há sementes de germinação rápida, como a couve, por exemplo, e há outras de germinação lenta, como a do carvalho.
Todas, porem, nascem, crescem e dão fruto no seu devido tempo.
O mesmo acontece com a sementeira do bem e do mal. Algumas sementes nascem rápidamente, outras são de germinação mais tardia.
A terra não guarda nenhuma semente viva no seu seio; todas as que ali são lançadas dali surgem com os respetivos frutos.
Fenómeno semelhante ocorre no terreno espiritual: o bem ou o mal, a verdade ou a mentira, o amor ou o ódio, a justiça ou a injustiça, uma vez semeadas, nascerão fatalmente e darão frutos conforme suas respetivas espécies.
Fenómeno semelhante ocorre no terreno espiritual: o bem ou o mal, a verdade ou a mentira, o amor ou o ódio, a justiça ou a injustiça, uma vez semeadas, nascerão fatalmente e darão frutos conforme suas respetivas espécies.
Quer dizer: tudo o que semeamos hoje, colheremos amanhã... assim como a colheita de hoje resulta do plantio feito no passado, que pode ser próximo ou remoto.
É por essa razão que são necessárias várias existências para plantar e colher, preparar o solo e semear novas sementes. E essa lei de causa e efeito, ou de ação e reação, tem por finalidade o progresso intelectual e moral do homem.
Quando colhemos os frutos amargos das sementeiras infelizes, aprendemos a selecionar melhor as sementes para os plantios futuros, e é isso que Deus espera de cada filho seu.
Dessa forma, de existência em existência vamos aperfeiçoando o nosso campo íntimo, arrancando as ervas daninhas e cultivando a erva boa das virtudes. Portanto, pela sementeira de hoje podemos precisar como será a nossa colheita futura.
Assim como não devemos lançar a culpa em ninguém pela colheita que estamos a fazer hoje, por sermos os únicos responsáveis por ela.
Tratemos, pois, de tomar os devidos cuidados com as sementes que lançamos no solo.
Tratemos, pois, de tomar os devidos cuidados com as sementes que lançamos no solo.
Pensamento da Semana
"Uma árvore boa não dá frutos maus e uma árvore má não pode dar bons frutos" ( Jesus Cristo)
Mano Belmonte
manobelmonte@live.com.pt
http://manobelmontecantor.blogspot.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)