Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

terça-feira, maio 12, 2009

Frase do Dia


"NO MUNDO, A PESSOA QUE SABE TRÊS COISAS, SERÁ SEMPRE CRITICADA POR AQUELAS QUE SÓ SABEM DUAS".
(Autor desconhecido)

Foto do Dia

O JOVEM INICIADO VICENTE MARRERO FOI COLHIDO PELO PRIMEIRO TOURO QUE TENTAVA LIDAR, DURANTE UMA TOURADA OCORRIDA EM VALÊNCIA PARTE ORIENTAL DE ESPANHA.
ESTRANHA FORMA DE COMEÇAR A CARREIRA.
(Juan Carlos Cardenos/EPA/CM)

Eu conto como foi:

Por Carlos Castro

O eterno 'Miúdo da Bica'

Fernando Farinha nasceu no Barreiro, mas aos cinco anos os pais fixam residência na Bica. E cedo começou com os livros da escola e cedo começa ele a cantar. O fado típico do Bairro lindo da cidade. E como ele cantava! Aquela voz cristalina cativava toda a gente. Nas tascas e concursos de fado para os mais novos onde arrecadava todos os prémios. O miúdo foi a mascote da Marcha da Bica em 1935 e por mérito próprio. Aos 14 anos entra para o 'Café Luso' e era a sensação.
Seguem-se as casas de fado Retiro da Severa, Café Latino, Café Mondego e Solar da Alegria, entre outros.

Crescendo naturalmente o rapaz tornou-se um dos casos mais populares da época. Tinha uma figura bonita, elegante, e de empatia absoluta. Era um homem de grande integridade. um SENHOR como me é dito hoje pelos mais velhos da Bica. Grava cerca de 50 discos com temas de grande sucesso. Quem não se recorda de 'Belos Tempos' ou 'Um Fado a Marceneiro' e 'Fado das Trincheiras' até esse 'Miúdo da Bica' a fazer jus a toda a sua vida. Além de cantar marvilhosamente, Fernando Farinha era um letrista de invulgar popularidade. A Adega Mesquita foi um outro lugar inesquecível da sua passagem pelo fado.

É artista convidado na Revista 'Boa Vai Ela', ao lado de Hermínia, e, num sucesso rotundo, mais tarde regressa ao parque Mayer em 'Sal e Pimenta'. Entra em dois filmes, sendo 'O Miúdo da Bica' como que uma homenagem a toda a sua vida.
Corre Mundo e a sua voz, naquele seu jeito elegantíssimo de cantar, num estilo entre marialva e o fadista bairrista, fazia dele uma vedeta singular.
Foi coroado 'Rei da Rádio Portuguesa', recebeu o 'Mocrofone de Ouro do RCP' e 'Discos de Ouro' e uma mão-cheia de troféus de prestígio artístico.

A partir de 1974, Fernando Farinha, militante comunista convicto, faz parte do projecto de grande qualidade 'Cantar Abril' .
Partiu para sempre a 12 de Fevereiro de 1988. Muito cedo, com 60 anos. Ficou no imaginário popular como uma das grandes figuras do fado.

O FADISTA QUE FOI COROADO COMO O 'REI DA RÁDIO'

A voz de cambiantes raros transmitia uma sonoridade invulgar. A saber cantar o fado e a dar a mensagem das letras populares. Fernando Farinha foi coroado 'Rei da Rádio' numa grandiosa Gala no antigo Éden, batendo na altura os populares Calvário e Garcia.

Artur Garcia recorda-o como "Um Homem de grande dignidade, de carácter. Viajei com ele duas vezes até a Alemanha e, na verdade, tanto o Fernando como a mulher, eram pessoas maravilhosas. Gostava muito dele. Foi dos grandes artistas portugueses."

UM GRANDE APOIO NA FAMÍLIA

Muito novo perdeu o seu pai. E muito novo se fez pela vida. A cantar o fado e ajudar a família. O 'Miúdo da Bica' foi sempre um grande senhor - no palco das cantigas e no palco da vida. Fernando Farinha cantou os Bairros da cidade de Lisboa, embora a Bica fosse o seu grande amor. Ali viveu quase toda a sua vida. Espelhando essa arte mágica do canto/encanto. A sua imagem também merece um elogio. Bonito, elegante, era um fadista maior. Vai ficar para sempre no imaginário colectivo como um grande Homem dentro e fora dos palcos.

=o=o=o=o=

A PAU COM A ESCRITA...



Fernanda Leitão


Fonte digna de confiança fez-nos saber que foi vendido o Campo de Férias.
Não é uma suspresa, pois não seria lícito esperar que o último responsável pelo Campo, Manuel Carvalho, tivesse de aguentar sózinho as despesas, os encargos, os trabalhos.
Garantem-nos que o maior credor do Campo, Manuel Costa, já recebeu o que lhe era devido, o que só honra quem foi responsável pelo empréstimo.
Em contrapartida, garantem-nos que não se sabe quem foi o comprador, por quanto foi vendido o Campo de Férias e qual será o destino desse terreno. Isto é grave, mas não causa a menor surpresa.
É grave, porque esse Campo de Férias foi comprado com os donativos de milhares de portugueses que confiaram em quem teve a ideia e organizou a recolha de fundos. Todos estamos lembrados do teleton, transmitido em linha directa pela TV, durante o qual passaram centenas largas de pessoas perante o entusiasmo de figuras conhecidas da comunidade como Martinho Silva, Osvaldo Santos, etc. Nem faltou uma figura que, tendo sido hóspede, a contragosto, de um "hotel" em Kingston, acabou por se estabelecer com um resort turístico. Em suma, todos deram, os gregos e os troianos. Todos mostraram acreditar que aquele grupo promotor era fiável e que os filhos dos portugueses iam ter, enfim, um campo de férias onde teriam tudo o que uma criança precisa de ter depois de um ano de escola e de vida na cidade. O mínimo de correcção e lealdade, por parte de quem administrou e vendeu o campo, seria um comunicado, claro e explícito à comunidade.
No entanto, não é surpreendente que não haja comunicado ou outra forma de contar a história toda à comunidade pagante.
Porque, até agora, não houve a decência e a boa educação de participar coisa nenhuma aos nossos compatriotas. Com água benta ou sem ela, pintam e bordam, arrecadam a massa, e não ligam importância a ninguém. É feio, é muito feio, mas já nada se espera da chamada fina flor do entulho.
Este Campo e Férias foi baptizado de Camões. Já junto do que foi o First Club (outra história mal contada), lá está o Camões a servir de porteiro a um bar rasca. Pouca sorte a do poeta maior da Pátria! Bem disse o Mestre Almada-Negreiros num poema que fcou célebre: "a pátria onde Camões morreu de fome / e onde todos enchem a barriga de Camões".

=o=o=o=o=











Vestida de preto, "num estilo entre o tradicional e o contemporâneo", Daniela Varela, a vocalista dos Flor-de-Lis, actua esta noite em Moscovo, Rússia, tentando o apuramento para a Eurovisão. "Mais do que uma grande responsabilidade é uma alegria e uma honra representar Portugal. Vamos dar o nosso melhor para passamos à final", disse ao CM a representante portuguesa à Eurovisão...

Ler artigo completo
Adapt: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca

=o=o=o=o=

Mestre do acordeão em Guimarães...

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe, no próximo dia 22 de Maio, aquele que é considerado por muitos "o mestre mundial do acordeão": Richard Galliano. É uma viagem à volta do mundo, numa fusão do tango, de Piazzolla, com a 'Aria', de Bach...

Ler artigo completo
Adapt: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca

250 mil no Cristo Rei...

São esparedas 250 mil pessoas nas celebrações dos 50 anos do Santuário de Cristo Rei de Almado, no próximo fim-de-semana. Com um orçamento de 200 mil euros, as cerimónias dividem-se entre as cidades de Lisboa e Almada contam com uma vasta equipa de segurança...

Ler notícia completa
Adapt: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca