Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

sábado, julho 25, 2009

Crónica de Coimbra


Assim vai o nosso país!

Em qualquer país, um político, um responsável de um alto cargo, uma figura pública, consequentemente reconhecida, demite-se quando é suspeito de "fraude", de "tráfico de influências", de crime de peculato, pedofilia ou de outra qualquer irregularidade lesiva dos elementares direitos dos cidadões. Em qualquer país civilizado e sério, onde é respeitada a Constituição, basta ser suspeito, que era, de imediato suspenso das suas funções.

Aqui, nada disso! Até se provar a culpabilidade em Tribunal, presume-se inocência. O processo vai-se arrastando através de averiguações, investigações, inquéritos, e, como é do conhecimento público, o Tribunal demora anos a resolver tais casos, lá continuam os suspeitos a ocuparem os seus cargos, exercendo-os, presunçosamente, como se nada fosse com eles. E, o que mais revolta, é que se apresentam sempre cheios de prosápia! Parecem os "donos do mundo"!

Exigem os maus entencionados a demissão dos ditos Senhores, por questão ética, de bom-tom, enfim, de justiça. Que ética? Que bom-tom? Que justiça? Os invejosos, os denegridores da imagem pública é que deviam ter ética, que abrem os noticiários análogos a julgamentos e sentenças condenatórias. Trata-se de um abuso de liberdade. Os nossos canais de televisão (portugueses), precisam de vender, precisam de enfrentar a concorrência diária, e como as audiências mantêm-se, quando não sobem, prova de que a maioria está do lado dos injustamente acusados. Das vítimas de cabalas. Para quê fechar portas a quem garante público? E depois, que diabo, são excelências acusadas, gente fina e gente fina é outra coisa! Não é qualquer "pé-descalço", que está ali a ser acusado! Não estão em jogo centenas de euros...mas milhões, muitos milhões e...isso sim! Isso já merece notícia de 1.a página. Que nos outros países não é assim? Pois devia ser. Nós, é que estamos certos. Eles, é que estão errados. Nós somos únicos, não nos esqueçamos! Viva Portugal! Como nós não há igual!

Cruz dos Santos
Coimbra/Portugal

Eu conto como foi - LUCÍLIA DO CARMO


Nasceu na bela terra alentejana, em Portalegre, no ano de 1920. É aos 17 anos de idade que se estreia no 'Retiro da Severa' sendo logo vista como um caso sério na forma como sabia interpretar

Casada com o empresário Alfredo de Almeida abrem em pleno Bairro Alto a 'Adega da Lucília' que mais tarde ficaria com o nome de 'O Faia' até os dias de hoje.
Ali cantaram fadistas afamados e de grande estirpe. De Alfredo Marceneiro um seu grande amigo a cantar no seu espaço, ou Tristão da Silva, Berta Cardoso ou Carlos Ramos entre tantos.

Lucília tinha aquele porte muito especial. Foi ao Brasil e conquistou multidões. Gravou infelizmente poucos discos. Mas a sua voz ficou registada maravilhosamente em temas inesquecíveis. 'Maria Madalena' e 'Foi na Travessa da Palha' dois fados que ainda hoje ninguém os cantou como a grande fadista.

Era uma senhora de sorriso franco, afável, de simpatia absoluta. Nos anos 80 encontrei-a tantas vezes no 'Faia' onde trauteava ou cantava mesmo a sério os seus êxitos maiores.

Era uma estilista do fado e segundo os entendidos era a voz, a figura, aquela raça fadista que surge de tempos a tempos. Uma mulher do séc. XX que marcou toda uma época.
Mãe de Carlos do Carmo, morreu em 1999.

Carlos Castro
Adapt: Mano Belmonte

=o=o=o=o=