Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quinta-feira, junho 25, 2009

O encontro desejado


Mano Belmonte, fez questão em se encontrar com o Mestre da Guitarra Portuguesa - António Chainho - aquando da sua visita a Toronto para um Concerto no Dia de Portugal , de Camões e das Comunidades Portuguesas que os responsáveis da 'ACAPO' tiveram a feliz ideia em convidar este "Mago" da guitarra e do fado português .
Lembramos, que estes dois artistas, ficaram amigos aquando de uma digressão artística pela província do Ontário (finais dos anos 80) a convite de "Santos-Records" e que tinha como cabeça de cartaz o famoso fadista Carlos do Carmo.
Este encontro, veio solidificar ainda mais a amizade e admiração mútua que o tempo e a distância nunca desfez.

-o-o-o-o-o-

António Chainho, veterano guitarrista, este alentejano tem sido um dos nomes mais activos na procura e criação de uma nova música... que, partindo do fado, valoriza a guitarra portuguesa.

Natural de S. Francisco da Serra, perto de Santiago do Cacem, onde nasceu em 1938. António Chainho começou a tocar guitarra com o pai, que lhe deu algumas lições, mas é essencialmente um auto-didacta, aprendendo com os instrumentistas que ouvia na rádio.

É só quando vem para Lisboa cumprir o serviço militar (que o levará a Moçambique) que inicia o acompanhamento de artistas, estreando-se profissionalmente em 1960 numa colectividade lisboeta, começando então a ganhar a vida como guitarrista.

Ao longo da sua carreira, acompanhou nomes como Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Carlos do Carmo e, em 1983, participou na gravação do célebre álbum de Rão Kyao 'Fado Bailado'.

Curiosamente, embora admita que gosta mais de acompanhar do que de tocar como solista, devem-se-lhe dois recentes discos que procuram alargar o fado: 'A Guitarra e Outras Mulheres', onde contou com a participação de vozes não ligadas ao fado como Teresa Salgueiro (dos Madredeus), Filipa Pais, Marta Dias ou Elba Ramalho, e 'Lisboa Rio', com a presença de Ney Matogrosso, Paulinho Moska ou Virgínia Rodrigues.


Fonte: Painel do Fado

-o-o-o-o-o-

Papa visita relíquias do Padre Pio



Bento XVI visita a localidade de San Giovanni Rotondo, no Sul da Itália, onde se encontra sepultado o S. Pio de Pietrelcina.

Milhares de pessoas têm passado pelo local desde Abril deste ano, altura em que se iniciou a exibição dos restos mortais do Padre Pio, um dos santos mais venerados do país, canonizado em 2002 por João Paulo II. A iniciativa assinala o 40.o aniversário da morte do Santo.

O corpo sepultado em Setembro de 1968, quatro dias depois da sua morte, foi exumado em Março de 2008, no santuário de San Giovanni Rotondo, por uma comissão médica, em bom estado de conservação, sem sinal dos famosos estigmas, que apareceram em 1911 e desapareceram pouco antes da sua morte.

O corpo do Padre Pio permanece em exposição até Setembro, com o rosto coberto por uma máscara de silicone. Espera-se a passagem de quase 750 mil peregrinos de todo o mundo durante este período de veneração das relíquias do Santo de Pietrelcina.

-o-o-o-o-



MARIA DA FÉ: "queria ser cabeleireira mas o fado era destino"...

Ela não escolheu. Foi o fado que a apanhou e nunca mais a deixou. Maria da Fé celebra 50 anos de Carreira sem que a voz lhe doa. E diz que "Valeu a pena"...

Leia a entrevista
Adaptação: Mano Belmonte

SANTO TIRSO: Câmara Municipal 'comVIDA'