Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quarta-feira, janeiro 21, 2009

"A América tem que mudar"


" O MUNDO MUDOU E TEMOS DE MUDAR COM ELE"

Com estas palavras, Barack Obama reconheceu ontem,, no discurso de tomada de posse como primeiro presidente negro dos EUA, a enormidade da tarefa que a sua Admnistração tem pela frente, tanto no combate à crise económica como na recuperação do papel de liderança da América no Mundo. Desafios que só serão vencidos, afirmou, com um novo espírito de resonsabilidade partilhada.

Saiba mais

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Foto do Dia

Desde que veio a crise financeira, já não consigo dormir bem...

A Visão Planetária de Barack Obama (III)



O Presidente dos Estados Unidos resgata ideias da Filosofia Teosófica Clássica

Carlos Cardoso Aveline

III

A INTENÇÃO DE REFAZER O MUNDO

Obama parece saber o que deve fazer. E não pode ser acusado de possuir metas demasiado pequenas. Filho de um queniano, e nascido no Havai, ele concluiu o seu principal discurso fora dos Estados Unidos com estas palavras:

"Povo de Berlim - povo do mundo - este é o nosso momento. Esta é a nossa vez. Eu sei que meu país não tem se aprefeiçoado. (...) Nós temos a nossa quota de erros (...) Mas também sei que (...) durante mais de duzentos anos, nós temo-nos esforçado (...) com outras nações, por um mundo com mais esperança. Nosso compromisso nunca foi com qualquer tribo ou reino específicamente - na verdade, todas as línguas são faladas em nosso país; todas as culturas deixaram sua marca na nossa cultura; e cada ponto de vista é expressado em nossas praças públicas. O que sempre nos uniu, o que sempre mobilizou o meu povo, o que atraiu o meu pai para o território norte-americano, é um conjunto de ideais que correspondem a aspirações compartilhadas por todos os povos: a crença de que podemos viver livres do medo e de necessidade materiais graves; de que podemos dizer o que pensamos, e reunir-nos com quem quisermos, e seguir a religião que achamos melhor. (...) Povo de Berlim - e povo do mundo - a escala do nosso desafio é grande. O caminho à frente será longo. Mas venho dizer a vocês que somos herdeiros de uma luta por liberdade. Que somos um povo de esperanças improváveis. Com o olhar voltado para o futuro, com decisão em nossos corações, que possamos lembrar desta história, fazer frente ao nosso destino e refazer o mundo mais uma vez".

Muito antes do discurso de Berlim, Obama já tinha esta clareza de metas.

Em de 2007, ao fazer o discurso de lançamento da sua canditura, ele assumira um compromisso com a mudança ética e ecológica em escala planetária:

" Sejamos a geração que finalmente liberta a América do Norte da tirania do petróleo. Podemos usar combustíveis alternativos, produzidos localmente, como o etanol, e aumentar a produção de carros com mais eficiência energética. Podemos estabelecer um sistema de fixação de gases que produzam o efeito estufa. Podemos transformar esta crise de aquecimento global em uma oportunidade para inovar, e para criar empregos, e para incentivar empreendimentos que servirão de modelo para o mundo. Sejamos a geração que faz com que as futuras gerações tenham orgulho do que nós fizemos aqui".

Sem receio de assumir metas visionárias - e olhando muito além das eleições norte-americanas - , ele disse naquela ocasião inaugural:

" E se vocês se somam a mim nesta luta improvável, se vocês sentem o chamado do destino, e vêem, como eu vejo, que o momento de acordar e de abandonar o medo é agora, assim como o momento de pagar a dívida que temos diante das gerações passadas e futuras, então estou pronto a assumir esta causa e marchar com vocês , e trabalhar com vocês. Juntos, a partir de hoje, que completemos o trabalho que necessita ser feito, de trazer para esta Terra um novo nascimento da liberdade"

A REGRA DE OURO

A proposta de Obama para os Estados Unidos e o mundo é acusada por seus adversários de ser vaga e ambígua. Ele chegou a ser qualificado como "pouco norte-americano". A verdade é que ele tem uma visão mais completa e mais profunda do que meras bandeiras eleitorais ou nacionalistas. A base do seu discurso é simultâneameente inter-religiosa, ética e filosófica. Está na famosa Regra de Ouro, um velho princípio da filosofia clássica grega e da antiga sabedoria oriental, que foi ensinado por Confúcio nos "Anaclectos" e adoptado mais tarde pelo cristianismo. Este princípio ético milenar poderia ser chamado, correctamente, de "lei do bom carma".

Obama esclarece:

"No final das contas, o que se necessita é nada mais, nada menos, que aquilo que todas as grandes religiões do mundo exigem que façamos aos outros aquilo que queremos que eles façam a nós. Devemos proteger o nosso irmão, como a escritura diz.
Devemos proteger a nossa irmã. Devemos encontrar aquele interesse comum que todos temos uns dos outros, e fazer com que a nossa política reflita este espírito".

O Espírito de Aloha

O que será que existe de auntenticamente teosófico na vida real de Barack Obama, e que possa explicar o seu constante discurso de adesão e de compromisso com a Ética Universal presente em todas as religiões ? Qual é a sua formação, do ponte de vista da visão universalista da vida ? Em que atmosfera Obama foi criado ?

Ele nasceu em Agosto de 1961 no Havai. Não por casualidade a sua vida e suas ideias parecem expressar, até certo ponto, o espírito de "Aloha".

A palavra "Aloha" é um verdadeiro mantra sagrado na cultura havaiana, famosa mundialmente por sua abertura mental e fraternidade em relação a todos os povos. É uma saudação e um conceito universalista. O termo é considerado equivalente à palavra sânscrita "Namastê" (" a divindade em mim saúda a divindade em você"); mas também significa "Shalom". "Paz", assim como "Compaixão" e "Amizade".

O chamado "espírito de Aloha" implica um estado mental de paz consigo mesmo e com todos os seres. A filosofia, o discurso e a prática de Barack Obama parecem expressar alguma coisa deste mantra e desta cultura presentes em sua juventude.

Os avós maternos de Barack, que tiveram um papel central na educação do garoto, não só viviam no Havai com o neto mas foram influenciados em determinado momento pela Igreja Unitária Universalista. Esta era uma igreja que buscava a confraternização das religiões e que mantinha laços estreitos com a Sociedade hinduísta Brahmo Samaj. A pensadora russa Helena Blavatsky escreveu extensamente sobre o movimento Brahmo Samaj, elogiando seu fundador e criticando os erros cometidos por seus líderes posteriores. Barack Obama escreveu, sobre seu avô materno:

"Ele gostava da ideia de que os Universitários estudavam as escrituras de todas as grandes religiões".

"Para o avô, segundo Barack, era "como ter cinco religiões em uma".

Continua...

* * * * *