Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Frase do Dia

"NÃO DIGAS: "QUE ESTÁS NOS CÉUS" SE SÓMENTE PENSAS E AMAS AS COISAS DA TERRA"

(Autor desconhecido)

Foto do Dia

BOMBEIROS NEOZELANDESES AJUDAM A APAGAR FOGOS EM RAVDFTON, ACERCA DE 96 KM DE MELBOURNE.
OS FOGOS NA AUSTRÁLIA JÁ CAUSARAM 200 MORTOS. TODO OS DIAS OS BOMBEIROS ENCONTRAM CORPOS.
(Mick Tsikos/Reuters/CA)

D. NUNO ÁLVARES PEREIRA ( III )


Porque escolheu o Beato Nuno os Carmelitas?

III

...Frei Diogo Gil, um dos primeiros habitantes do novo convento e o segundo provincial da Província, dá, como tempo da chegada dos Carmelitas a Lisboa, o ano de 1397; "Era de Cesar 1435". -Bieron os Padre de Moura Carmelitas para o mosteiro do Carmo de Lisboa, que habita feixo o Codestabre Nuno Alberes Pereira-...(2)
Destas poucas notícias podemos ver que o Beato Nuno conhecia bem os Carmelitas e a Regra que seguiam. E porque lhe agradara a sua vida exemplar e mariana, convidou-os para tomarem posse da fundação que fizeram em honra da Santíssima Virgem. A doação, porém, ainda não era definitiva, pois o Santo Condestável desejava verificar pessoalmente se a vida dos frades escolhidos correspondia à fama. Sómente os melhores seriam considerados dignos de servirem a Nossa Senhora no mosteiro de Santa Maria. Em 1423, a 6 de Julho, celebrou-se o primeiro capítulo provincial de Portugal, sob a presidência de Frei Afonso de Alfama, que foi eleito Provincial e como tal confirmado, em 1425, no Capítulo Geral da Ordem.
Durante este primeiro Capítulo da Província lusitana, o Condestável fez a doação definitiva à Ordem Carmelita da Igreja e do Convento, com todos seus bens que lhe haviam sido incorporados, mandando depois lavrar uma escritura, datada em 28 de Julho de 1423: "E que por quanto el no dito mosteiro via fraires bons, e virtuosos, e que vivem bem, e em serviço de Deos" que el declarava sua vontade que ataa hora em o tempo tivera guardada.
E que daqui em diante provocava o dito mosteiro ser da Virgem Santa Maria, e da sua Ordem do Carmo, e que fazia del pura doaçom para sempre à dita Ordem com todas as rendas, e direitos, que o el ha dotado para os fraires da dita Ordem..." (3)
Poucos dias depois, no início do mês de Agosto, Nuno Álvares Pereira fez mais outra doação, a última que podia fazer: a doação de si mesmo, entrando para a Ordem, como humilde Irmão leigo ou semi-frater, a fim de consumar a sua obra principal: a santificação da sua própria alma. Durante pouco menos de 8 anos havia de edificar a todos por sua profunda humildade e piedade. Faleceu no primeiro dia de Abril, provávelmente de 1431, no meio de seus irmãos desolados, e pranteado por todo o Portugal.

(2) - Por essa notícia vê-se que a carta do Condestável foi escrita entre 1394 e 1397, ano da chegada.

(3) - Certos autores afirmam que o mosteiro tenha sido doado aos Carmelitas Descalços. Ora, no tempo do Beato Nuno não existia nenhum Carmelita Descalço. A Ordem dos Descalços, ou dos Teresianos, foi fundada quase 200 anos mais tarde. Quando se fala em Carmelitas, sem mais outra especificação, devemos entender os Carmelitas da Antiga Observância, e não os Carmelitas Descalços que dela se afastaram.

-o-o-o-o-o-o-

Continua: 'Beato Nuno a um passo da canonização'

Pesquisa e texto: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca
http://manobelmontecantor.blogspot.com

Carlos Paredes idealizou novo intrumento musical...

Nova sonoridade portuguesa já se pode ouvir em dois álbuns.

Chama-se guitolão e é um novo instrumento português. No fundo é uma guitarra portuguesa barítono, idealizada por Carlos Paredes e construída por Gilberto Grácio, cuja história começa ainda nos anos 70. No entanto o guitolão só foi apresentado em 2005, num concerto em Marvão, e o primeiro disco foi editado apenas no final de 2008. Intitula-se apenas Guitolão e é da autoria do guitarrista António Eustáquio, que interpreta dez composições de sua autoria...
Ler artigo completo
Adaptação: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca