Porque escolheu o Beato Nuno os Carmelitas?
III
...Frei Diogo Gil, um dos primeiros habitantes do novo convento e o segundo provincial da Província, dá, como tempo da chegada dos Carmelitas a Lisboa, o ano de 1397; "Era de Cesar 1435". -Bieron os Padre de Moura Carmelitas para o mosteiro do Carmo de Lisboa, que habita feixo o Codestabre Nuno Alberes Pereira-...(2)
Destas poucas notícias podemos ver que o Beato Nuno conhecia bem os Carmelitas e a Regra que seguiam. E porque lhe agradara a sua vida exemplar e mariana, convidou-os para tomarem posse da fundação que fizeram em honra da Santíssima Virgem. A doação, porém, ainda não era definitiva, pois o Santo Condestável desejava verificar pessoalmente se a vida dos frades escolhidos correspondia à fama. Sómente os melhores seriam considerados dignos de servirem a Nossa Senhora no mosteiro de Santa Maria. Em 1423, a 6 de Julho, celebrou-se o primeiro capítulo provincial de Portugal, sob a presidência de Frei Afonso de Alfama, que foi eleito Provincial e como tal confirmado, em 1425, no Capítulo Geral da Ordem.
Durante este primeiro Capítulo da Província lusitana, o Condestável fez a doação definitiva à Ordem Carmelita da Igreja e do Convento, com todos seus bens que lhe haviam sido incorporados, mandando depois lavrar uma escritura, datada em 28 de Julho de 1423: "E que por quanto el no dito mosteiro via fraires bons, e virtuosos, e que vivem bem, e em serviço de Deos" que el declarava sua vontade que ataa hora em o tempo tivera guardada.
E que daqui em diante provocava o dito mosteiro ser da Virgem Santa Maria, e da sua Ordem do Carmo, e que fazia del pura doaçom para sempre à dita Ordem com todas as rendas, e direitos, que o el ha dotado para os fraires da dita Ordem..." (3)
Poucos dias depois, no início do mês de Agosto, Nuno Álvares Pereira fez mais outra doação, a última que podia fazer: a doação de si mesmo, entrando para a Ordem, como humilde Irmão leigo ou semi-frater, a fim de consumar a sua obra principal: a santificação da sua própria alma. Durante pouco menos de 8 anos havia de edificar a todos por sua profunda humildade e piedade. Faleceu no primeiro dia de Abril, provávelmente de 1431, no meio de seus irmãos desolados, e pranteado por todo o Portugal.
(2) - Por essa notícia vê-se que a carta do Condestável foi escrita entre 1394 e 1397, ano da chegada.
(3) - Certos autores afirmam que o mosteiro tenha sido doado aos Carmelitas Descalços. Ora, no tempo do Beato Nuno não existia nenhum Carmelita Descalço. A Ordem dos Descalços, ou dos Teresianos, foi fundada quase 200 anos mais tarde. Quando se fala em Carmelitas, sem mais outra especificação, devemos entender os Carmelitas da Antiga Observância, e não os Carmelitas Descalços que dela se afastaram.
-o-o-o-o-o-o-
Continua: 'Beato Nuno a um passo da canonização'
Pesquisa e texto: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca
http://manobelmontecantor.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário