Variação linguística, uma realidade da nossa língua
Os descobridores portugueses levaram para o Brasil a cultura e a língua Portuguesa, essa foi sendo enriquecida com vocábulos e locuções novas. Além de receber influência das línguas indígenas e africanas o Brasil adquiriu outra pronúncia.
Ao analisarmos o desenvolvimento linear do português do Brasil, estamos certos de que a evolução perpassa pela diversidade que é transitoriedade da língua.
Ocorreu com o latim que se estruturou em duas vertentes durante o seu processo evolutivo: o latim clássico, falado por uma minoria de grandes escritores e o latim vulgar, que pela extensa população usuária difundiu-se rapidamente. É o mesmo com a Língua Portuguesa, em que se distanciaram os falares do Brasil com o de Portugal.
E hoje, no Brasil, é irreal o nivelamento do língua devido a muitos fatores como: social, histórico, geográfico e cultural. Portanto, necessitamos aceitar as variações e estudar o que as provoca para entendermos o processo evolutivo linguístico.
O advento da internet trouxe muitas transformações e inovações e entre delas no campo textual que se difere significativamente de outras escritas tradicionais.
As comunidades da internet, acabam por criar uma sociedade linguística com as suas especialidades próprias, como: ausência de pontuação, ausência de acentuação gráfica, processos de alterações ortográficas, etc...
A globalização é um processo que de certa forma homonageia os falares e a escrita. Sendo este o caso, como referencial humano traria inúmeras variações, porque, decididamente, não somos todos iguais e devido ao meio do espaço ou social em que estejamos haverá uma tendência da língua e da escrita em se caraterizar por esses agentes, sendo assim, as pessoas que protagonizaram a comunicação poderão adequá-la ao seu perfil ou grupo a que pertence.
Entendemos que o crescente distanciamento entre a língua eleita como "certa" e a efetivação nas grandes camadas sociais divergem causando o elitismo de uma e marginalizando as outras possibilidades.
Toda a forma de se expressar possui uma gramática que a estrutura faz em cada variação eficaz no processo da comunicação.
Enfim, a Língua Portuguesa torna-se, hoje, fator de inserção no mundo atual estimulando as pessoas a ser ativas perante a cultura e história destes países irmãos.
Pensamento da Semana
..."Seria insultuoso para os verdadeiros escritores se nos considerassemos como tais. Escrevemos como sabemos e pela paixão que nos atrai a escrita com ou sem "influências". Pensamos ser mais importante fazermo-nos entender comunicando e ser úteis a uma sociedade."
(Mano Belmonte)
(Artigo escrito de acordo com a nova ortografia)
Mano Belmonte
manobelmontecantor.blogspot.com
manobelmonte.@live.com.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário