REFLETINDO
PORTUGAL ESTÁ ARDER
Ainda não tinha começado o verão e Portugal já estava a arder...
É voz corrente, que nós não confirmamos, nem desmentimos, que a grande maioria dos incêndios que lavram de norte a sul do País, são de origem criminosa ou consequência de imprudentes queimadas. Quem pode por mão nisto? Pois quem, senão as autoridades, agindo com mão pesada no caso de encontrarem suspeitos e investigando até à exaustão?
Não vale a pena prender e interrogar presumíveis suspeitos e, depois de sérias dúvidas, mandá-los para casa, com a abrigação de se apresentarem, periodicamente, às autoridades. Se há casos que exigem prisão preventiva, estes são desses... Postos à solta, se realmente são incendiários, voltam à carga, logo que possam.
E para quê lançar fogo às matas?
Uns dizem que é doença - são pirómanos - outros afirmam que a motivação é de origem económica e a mão criminosa dá pelo nome de madeireiros ou agentes imobiliários. Seja como for, o FOGO POSTO é um grave CRIME: põe em risco populações, habitações, destroi campos agrícolas, florestas e deixa um rasto de destruição que muitos anos não conseguirão apagar.
Mas o mais grave é que também põe em risco VIDAS HUMANAS, não só das populações, mas sobretudo a dos ABNEGADOS BOMBEIROS que, no teatro das operações, com enorme sacrifício, se expõem a ser apanhados num mar de chamas, como já tem acontecido.
Todos são unânimes em dizer que faltam mais meios humanos e técnicos para a prevenção dos incêndios...
Porque não criar um 'Corpo de Guardas Florestais' e 'Vigilantes' ?
Porque não criar um 'Corpo de Guardas Florestais' e 'Vigilantes' ?
E se mesmo para isso não há dinheiro, porque não deslocar os militares dos quarteis e colocalos no terreno em patrulhas de aturada vigilância com autoridade para deter incendiários?
E os marginais encarcerados, não poderiam limpar as matas, contribuindo assim, para o bem comum e "remindo seus pecados" perante uma sociedade vítima deles?
Os incêndios estão a destruir o nosso património florestal assim como a nossa fauna e, se as autoridades não agirem depressa, qualquer dia não interessa pensar em meios de evitar ou combater os fogos porque já não há mais nada para arder!!!
Pensamento da Semana
"Não encontre defeitos, mas sim soluções, pois qualquer um sabe queixar-se"
(Henry Ford)
Mano Belmonte
http://manobelmontecantor.blogspot.com
manobelmonte@live.com.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário