Acerca de mim
Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».
MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010
Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá
RECOMEÇAR...
-Recomeçar-
Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.
Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.
Mano Belmonte
BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte
sábado, março 15, 2008
-Crónica do Canadá-
A TECNOLOGIA
Desde o final de século XIX, houve um grande avanço tecnológico. Isso ninguém pode constestar.
O homem venceu os espaços e chegou à lua. Construiu máquinas capazes de reduzir as distâncias entre os continentes, entre as nações.
Descobriu a cura de enfermidades até então tidas como incuráveis.
Conseguiu erradicar da face da Terra doenças que dizimavam vidas.
Embora todo o progresso tecnológico conseguido, o homem não logrou sequer minimizar a saudade, preencher a solidão, acalmar a ansiedade, evitar a dor, a doença e a morte.
Que a humanidade avance a passos largos na conquista de melhores condições de vida, de descobertas científicas, de aperfeiçoamento na produção de alimentos, de vestuário, de outras tantas conquistas, não consegue deter a onda de violência que apavora os seres. Não consegue erradicar o preconceito do coração do homem, a revolta dos povos vencidos, as castástrofes de toda a ordem que assolam as nações.
É de nos perguntarmos: Porquê ?
Porquê tanta miséria moral diante de tantas conquistas intelectuais ?
A resposta é simples: que o progresso intelectual engendra o processo moral, mas o moral nem sempre o segue imediatamente.
É preciso que os povos se tornem civilizados, e não apenas povos esclarecidos.
Na busca desenfreada de melhores condições de vida, no campo material, o homem esqueceu de voltar a sua atenção para ele mesmo, enquando figura principal dessa engenharia toda.
São importantes as conquistas intelectuais porque as maiorias devem vir depois. Homens intelectualmente desenvolvidos podem melhor compreender o bem e o mal, e optar pelo bem.
Basta que uma virtude brote no coração do homem: a piedade, que é o embrião da caridade. Quando o homem se detiver diante do sofrimento alheio, e lutar por solucioná-los, então, ele descobrirá naturalmente o caminho que o conduzirá à felicidade.
Só lograremos a nossa própria felicidade fomentando a felicidade do próximo.
Se somos todos irmãos, não podemos admitir que sejamos felizes, vendo os demais padecendo fome e frio.
Sem possibilidades de educação, de crescimento, de um lugar ao sol.
Numa sociedade verdadeiramente civilizada, nada faltará a ninguém.
Todos terão pelo menos o necessário para viver.
-Pensamento da semana-
"Podemos sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do Mundo...Mas é necessário ter pessoas para transformar o nosso sonho em realidade"... (Walt Disney)
-Mano Belmonte-
(momentos de refleção)
manoamano@sympatico.ca
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário