-O concelho de SANTO TIRSO-
Situado no Norte do país, Santo Tirso é considerado um concelho de charneira entre o Grande Porto, o Tâmega e o Ave.
Pertence ao distrito do Porto e esteve, durante um longo período de tempo, integrado na Numenclatura de Unidade Territorial (NUT) III do Ave, que englobava ainda os concelhos de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Trofa, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela. No entanto, foi recentemente aprovada a sua transição para a 'NUT III' do Grande Porto, devido à recente integração na Grande Área Metropolitana do Porto.
É delimitado a Norte pelos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Guimarães, a Nordeste por Vizela e Lousada, a Este por Paços de Ferreira, a Sul com o concelho de Valongo e a Oeste pelos concelhos da Trofa e Maia.
Possui uma área de cerca de 140 Km2 e é composto por 24 freguesias.
As suas excelentes acessibilidades aproximam o concelho dos principais centros urbanos, mas também de importantes interfaces de transportes, nomeadamente o porto de Leixões e o aeroporto 'Francisco Sá Carneiro'. Da rede viária que serve o concelho destaca-se a Auto-Estrada A3, o IC24, a EN104, a EN105, a EN204, a ER207 e a ER319. É ainda servido pela linha ferroviária de Guimarães, recentemente beneficiada.
O concelho de SANTO TIRSO é um dos mais belos rincões desta região, em cada lugar é um jardim e uma janela aberta sobre a verdejante paisagem. O perfil montanhoso da região e a sua densa vegetação fazem de qualquer miradouro um local de desfrute de grande beleza paisagística.
A gastronomia da região brinda-nos com alguns dos mais caractererísticos pratos do panteão gastronómico do Douro Litoral e Minho, como o bacalhau, o cabrito assado, os rojões e o cozido à portuguesa. Na doçaria são nacionalmente conhecidos os famosos 'jesuitas' e os 'limonetes', cuja receita nasceu no concelho. A tradição conventual oferece-nos as bolachas do 'Mosteiro de Santa Escolástica' (Roriz).
A produção viníola local também faz jus à tradição. O vinho verde é rei nesta região, alcançando algumas das quintas produtoras, vários prémios e distinções. No 'Mosteiro de Singeverga' é produzido o conhecido licor dos beneditinos, o licor de Singeverga (Roriz).
O termalismo encontra lugar em SANTO TIRSO. As 'Termas das Caldas da Saúde' (Areias), proporcionam, a quem as demanda, conforto e qualidade, sendo indicadas para o tratamento de doenças de pele, reumatismo e problemas do aparelho respiratório.
No artesanato local destacam-se os brinquedos de madeira, as mantas e tapetes executados em teares manuais, bem como os retalhos realizados em ferro forjado e em granito.
Na sede do concelho, a cidade de SANTO TIRSO, merecem visita os seguintes lugares: Parque D. Maria II, jardins de Praça do Município, a capelinha da Sra da Piedade e ainda o Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre.
Fonte:- Câmara Municipal de Santo Tirso
Adaptação:- Mano Belmonte
(Natural de Santo Tirso)
Sem comentários:
Enviar um comentário