O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .
Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.
Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.
Mano Belmonte
2 comentários:
Na minha juventude, tinhamos aulas de Educação Cívica, nas quais ficavamos a saber DE MEMÓRIA a nossa Constituição, a história de nossos partidos políticos e as respectivas ideologias entre outras coisas. Acho que na actualidade os jovens chilenos (nasci no Chile)também não sebem nada disso. E se perguntarmos qualquer coisa aos jovens do Canadá...é a mesma hirtória. Cava Silva tem razão em se escandalizar, mas o deterioro na educação começou no próprio 25 de Abril e os sucessivos governos (o dele incluido) não têm feito nada para melhorar.
Haja paciencia, digo eu. Agora o único quie ionteressa é a tecnologia, o resto da cultura geral não importância. AI !
-Edith Molina-
Minha Senhora
Completamente de acordo com o seu exposto.
Muito obrigado pela visita e volte sempre.
Mano Belmonte
Enviar um comentário