' TITANIC '
-Maldição- ?
-Na ocasião em que foi construido, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto mar, um repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: "O que o senhor tem a dizer para a imprensa no que concerne à segurança do seu navio ?"
O homem em tom irónico, disse: " Nem DEUS poderá afundar meu navio !..."
-Resultado: Até aos dias de hoje foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo !-
-Resultado: Até aos dias de hoje foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo !-
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
-O navio Titanic enfeitiçou as pessoas que o construiram e os homens que o tripulavam . Na realidade, o 'Titanic' era o navio mais luxuoso da época.
O Titanic era suficientemente impressionante, mesmo sem os exageros da época. Pesava 46.328 toneladas brutas e deslocava 66 mil. Media 270 metros de comprimento, 28 metros de largura, 18,5 metros da linha de água até ao coinvés superior, 53,5 metros da quilha até ao topo das 4 chaminés enormes. Em resumo, tinha a altura de 11 andares e o comprimento de quatro quarteirões. Com três hélices, o Titanic dispunha de dois conjuntos de motores reversíveis de 4 cilindros, um para cada uma das hélices laterais, e uma turbina que impulsionava a hélice central. Esta combinação fornecia 50 mil cavalos, no registo, mas o navio podia chegar fácilmente aos 55 mil.
O Titanic era suficientemente impressionante, mesmo sem os exageros da época. Pesava 46.328 toneladas brutas e deslocava 66 mil. Media 270 metros de comprimento, 28 metros de largura, 18,5 metros da linha de água até ao coinvés superior, 53,5 metros da quilha até ao topo das 4 chaminés enormes. Em resumo, tinha a altura de 11 andares e o comprimento de quatro quarteirões. Com três hélices, o Titanic dispunha de dois conjuntos de motores reversíveis de 4 cilindros, um para cada uma das hélices laterais, e uma turbina que impulsionava a hélice central. Esta combinação fornecia 50 mil cavalos, no registo, mas o navio podia chegar fácilmente aos 55 mil.
A velocidade máxima, atingia 24 a 25 nós, ou seja, 44 a 46 Km/hora.
Mas a caraterística mais notável era a construção estanque. Tinha fundo duplo e era dividido em 16 compartimentos estanques. Estes eram formados por 15 anteparas estanques, que atravessavam o navio lado a lado. É curioso que não fossem mais altas. As duas primeiras e as duas últimas só subiam até ao convés D, enquanto as oito do meio se elevavam até ao convés E . Contudo, podia flutuar com quaisquer dois dos compartimentos alagados, e como ninguém previa nada mais grave do que uma colisão na junção dos dois compartimentos, foi considerado -anti-submergível-.
O -anti-submergível- TITANIC foi lançado à água nos estaleiros da firma 'Harland & Wolf ' em Belfast (Irlanda do Norte), a 31 de Maio de 1911. Os 10 meses seguintes foram gastos a equipá-lo. Completou as provas de mar em 1 de Abril de 1912, e chegou a Southampton (Inglaterra), a 3 de Abril. Partiu para New York (EUA), uma semana depois.
11 de Abril de 1912 TITANIC parte de Queenstown' para NewYork, com 1316 passageiros e 891 tripulantes a bordo.
14 de Abril de 1912 TITANIC colide com um icebergue e começa a afundar-se nas águas geladas do Oceano .
15 de Abril de 1912 (0h05m) - Dada ordem de destapar salva-vidas, e reuinir a tripulação e os passageiros para evacuação. 0h15m - Primeiro pedido de socorro pela TSF. 0h45m - Disparado o primeiro foguete de sinalização. É arriado o primeiro salva-vidas, o n.o 7. 1h40m - Disparado o último foguete. 2h05m - Arriado o último salva-vidas, o desmontável D. 2h10m -Envio do último sinal de rádio. 2h18m - As luzes falham. 2h20m - O navio afunda-se. 2h30m - Os foguetes do 'Carpathia' são avistados dos salva-vidas. 4h10m Primeiro salva-vidas é recolhido pelo 'Carpathia'. 8h30m - Recolha do último barco salva-vidas o n.o 12. 8h50m - O navio 'Carpathia' ruma a New york , com 705 sobreviventes...
Pesquisa e escrito por: MANO BELMONTE
-o-o-o-o-o-o-
11 de Abril de 1912 TITANIC parte de Queenstown' para NewYork, com 1316 passageiros e 891 tripulantes a bordo.
14 de Abril de 1912 TITANIC colide com um icebergue e começa a afundar-se nas águas geladas do Oceano .
15 de Abril de 1912 (0h05m) - Dada ordem de destapar salva-vidas, e reuinir a tripulação e os passageiros para evacuação. 0h15m - Primeiro pedido de socorro pela TSF. 0h45m - Disparado o primeiro foguete de sinalização. É arriado o primeiro salva-vidas, o n.o 7. 1h40m - Disparado o último foguete. 2h05m - Arriado o último salva-vidas, o desmontável D. 2h10m -Envio do último sinal de rádio. 2h18m - As luzes falham. 2h20m - O navio afunda-se. 2h30m - Os foguetes do 'Carpathia' são avistados dos salva-vidas. 4h10m Primeiro salva-vidas é recolhido pelo 'Carpathia'. 8h30m - Recolha do último barco salva-vidas o n.o 12. 8h50m - O navio 'Carpathia' ruma a New york , com 705 sobreviventes...
Pesquisa e escrito por: MANO BELMONTE
-o-o-o-o-o-o-
Sem comentários:
Enviar um comentário