António Letra, a dedicação sem limites, o amor à sua terra, às suas raízes, faz deste minhoto, o orgulho de todos os outros que se espalham por este mundo de Deus...
O ' Arsenal do Minho de Toronto' fez em 2006 -20 anos de existência-. Entre várias significativas e importantes comemorações, foi lançada uma revista que nos prende à sua leitura pelo desenvolvimento desta admirável Associação ao longos destes anos. Mensagens de importantes políticos canadianos e portugueses, religiosos, e em geral, a reportagem das actividades culturais, religiosas e artísticas deste puro , genuíno, simples, trabalhador e alegre povo de uma das províncias mais encantadores de Portugal: MINHO.
Foi no passado dia 10 de Maio-2008, que uma vez mais, esta simpática e hospitaleira Associação celebrou com um jantar e entretenimento o 'DIA DA MÃE'.
Jantar à maneira minhota , que, em abono da verdade, dispensa mais comentários, pois, os portugueses em geral, sabem e apreciam o maravilhoso e nutritivo cardápio dessa encantadora zona de Portugal...
O presidente do executivo do 'A.M.T.' Abílio Ribeiro , Tony Letra (Pres. da Assembleia Geral), conjuntamente com outros directores "desdobraram-se" em amabilidades, beijos e sorrisos, destribuindo rosas vermelhas a todas as mamãs e vóvós presentes que se contariam por dezenas de senhoras e rosas, numa mescla de alegria e felicidade.
Lágrimas nos olhos das mães já avós, e de mães que o foram pela primeira vez . LINDO ! como foi lindo todo aquele momento...
Aconteceu espectáculo com o convidado 'Mano Belmonte', que de 'Rosa ao Peito' cantou "Santa Maria" dedicada a todas as Mães.
-O D.J. 'Nazaré Praia' encarregou-se de animar o baile.
-Como a alegria faz parte integrante na vida desta boa gente nortenha, não deixaram "por mãos alheias" as concertinas , acordeões e cantigas ao desafio. Foi um sucesso !
-Momento alto; foi sem dúvida, a actuação dos RANCHOS do clube (Infantil e Adulto) que fizeram uma magnífica actuação ( outra coisa não era de esperar), onde a beleza e colorido dos trajos genuinos, o redopiar constante dos pares numa dança de vira , chula ou malhão, são representantes de uma etnografia exemplar.
Uma vez mais, estão de parabêns os responsáveis do 'Arsenal do Minho de Toronto' e todos os associados e amigos desta colectividade que nos enche de orgulho o peito onde bate um coração português.
A todos bem hajam !
-Mano Belmonte-
VEJA NO TOPO DA PÁGINA E À SUA DIREITA, O 'SLIDE SHOW' DO ACONTECIMENTO* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Transcrevemos o Historial escrito pelo António Letra (presidente da assembleia geral) do Arsenal do Minho de Toronto-Canadá, aquando do 20 aniversário/2006.
-Segundo nos reza a história, nos começos do ano de 1986, um grupo de minhotos, nomeadamente oriundos da zona de Braga e já com raízes de longos anos no Canadá juntaram-se para dar forma e vida a uma colectividade onde se pudessem congregar e mitigarem as saudades causadas pela distância da sua terra natal.
Foi então, que um grupo de amigos liderado pelo já falecido Jaime Silva e Baltazar Santos decidiram criar a 'sonhada' organização a quem 'baptizaram' com o nome de "Sporting Clube de Braga of Toronto". Tudo isto, com o intuito de homenagearem o Sporting Clube de Braga, clube da região com o qual muitas das gentes minhotas naturalmente se identificavam. Subsequentemente, o nome evloiu para S.C.B. - O Arsenal do Minho of Toronto - e mais recentemente incorporado como Community Centre.
Tendo sido as origens do Arsenal do Minho of Toronto de carácter desportivo, futebol, é com satisfação que nos apraz registar que o Arsenal foi "Grande", foi o maior no Canadá quando tomando parte na Liga Luso Canadiana em 1998.
Desde a sua fundação em 1986 até ao presente, tem o Arsenal do Minho of Toronto Community Centre, evoluído gradualmente sabendo receber e sabendo moldar-se aos gostos dos seus associados e às exigências dos tempos.
Desde o seu começo até ao presente, tem o Arsenal do Minho de Toronto demonstrado o seu melhor empenho em bem servir os seus membros e construir uma comunidade mais forte e mais unida. Pois, é nosso entender que só sendo fortes e unidos poderemos ser mais reconhecidos e dar maior expressão à cultura e valores que os nossos antepassados souberem grangear e construir de uma forma sublime e dignificar pelos séculos fora.
Como recentemente escrevera 'O Arsenal do Minho' enaltece os valores familiares, acredita nas suas famílias e nos seus amigos. 'O Arsenal do Minho' funciona como sendo uma família numerosa e unida.
As festas religiosas são solenemente celebradas no Arsenal do Minho, não fossem, as gentes do norte de tradições e convicções profundamente religiosas.
Através das nossas actividades ou por intermédio das danças e cantares do nosso "Magnífico Rancho" sou a dizer que o 'Arsenal do Minho de Toronto' tem sido e continuá-lo-á a ser um verdadeiro arauto da cultura portuguesa, em solo canadiano, e não só. Usando a língua portuguesa, dando preferência aos cantares ao desafio, ao "sarrabulho" Minhoto e outras comidas com que nos alimentamos, defendendo os valores familiares e práticas religiosas, como que estamos a manter, como que estamos a transmitir aos nossos filhos às camadas mais jovens os nossos traços culturais.
Com um começo meramente desportivo tem o 'Arsenal do Minho of Toronto' ao longo dos seus vinte anos de existência evoluído para uma organização sócio-cultural onde actividades de natureza recreativa e cultural têm sido mantidas de acordo com os desejos dos seus Directores e massa associativa. -António Letra-
Escrito e adaptado por: Mano Belmonte
1 comentário:
Visitei o seu blog e fiquei bastante impressionado. É muito interessante e informativo.
Parabens
Óscar Monteiro
Enviar um comentário