É com o maior pesar que escrevo a notícia da morte de Amadeu Gonçalves, o generoso e simpático dono do restaurante que leva o seu nome há 20 anos na rua Augusta, essa rua de tantas tradições e recordações para os portugueses que rumaram ao Canadá em 1953.
Amadeu perdeu a vida no dia 28 de Julho, cerca das 17 horas, no cruzamento da County Road 18 e County Road 9, em Hamilton Township. Ia ao volante do seu carro e acompanhavam-no sua mulher, uma neta de 13 anos, um jovem empregado e a namorada.
Apenas a menina saiu ilesa. Amadeu teve morta imediata. Todos os outros passageiros estão hospitalizados, insoirando cuidados o estado da namorada do seu empregado.
Segundo nos informam, Amadeu e os seus acompanhantes iam á zona de Coburg ver uma cottage para onde o comerciante pretendia mudar tão depressa se reformasse. Mas ter atravessado um stop com as luzes vermelhas, numa evidente distracção, foi o golpe fatal que lhe roubou a vida e destruíu os legítimos sonhos de uma vida inteira de trabalho: um outro carro enfeixou-se no seu. Amadeu tinha 62 anos e estava em Toronto desde 1972, vindo do norte de Portugal.
Figura popular e carismática, fez do restaurante um lugar de excelente gastronomia portuguesa e bom ambiente. Que descanse em paz ! E que recuperem sua mulher e os restantes acompanhantes, bem como a condutora do outro carro.
Fernanda Leitão
Sem comentários:
Enviar um comentário