As Janeiras ou Cantar as Janeiras (Reis) é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um Feliz Ano Novo.
Ainda temos bem presentes na memória a "valente surra" que apanhamos por nos incorporar num grupo que iria cantar as janeiras de porta em porta . Um uso tradicionalmente muito antigo e que ainda se mantém bem vivo em algumas regiões de Portugal, principalmente, na região nortenha..
Os graúdos e miúdos misturavam-se em grupos, e na falta de instrumentos musicais genuinos improvisavam-se com tampas de panelas (testos), caixas de papelão (tambores), colheres de pau (castanholas), e os mais atrevidos "batiam" em penicos velhos para que o "som" contrastasse com a demais "musicabilidade"... Grande era a algazarra pelo caminho para logo silenciarem-se diante de uma casa (pobre ou rica). Compunham-se, tossiam baixinho para afinar a voz não fosse o catarro fazer das suas... e começava a cantoria:
* * * *
Ano Novo, Ano Novo
Ano Novo, melhor ano,
Vimos cantar as Janeiras,
Como é de lei cada ano.
Viva a dona desta casa
Que é senhora bem formosa !
Se nos der qualquer coisinha
Fica mais linda que a rosa.
Ora viva o senhorio
Desta importante mansão !
Se nos der uma lembrança
Mostra que tem coração.
Boas-Festas, Boas-Festas
Aqui haja neste dia,
Que lhas manda o Rei do Céu
Com prazer e alegria.
* * * *
Muitas das quadras eram improvisadas e se esvaneceram no tempo... outras, repetidas de ano para ano, passavam de geração em geração ficando para sempre na memória de um povo único que somos e que tem por obrigação perservar a sua cultura popular tão rica e variada em tradições ancestrais como esta.
Continuação de Boas-Festas e UM ANO NOVO FELIZ !
Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca
Sem comentários:
Enviar um comentário