A PORTUGUESA MAIS FAMOSA DE SEMPRE
CENTENÁRIO. Carmen Miranda nasceu em Marco de Canaveses, foi para o Rio de Janeiro com 10 meses, tornou-se num fenómeno da música no Brasil nos anos 30 e triunfou na Broadway e em Hollywood nos anos 40 e 50. Nunca abdicou da nacionalidade portuguesa. Faz na segunda-feira 100 anos que viu a luz do dia.
FOI A 'PEQUENA NOTÁVEL' E 'A BOMBA BRASILEIRA'
Pouco tempo depois de Carmen Miranda ter feito a sua estreia na Broadway na revista musical Streets of Paris, no Teatro Broadhurst, acompanhada pelo Bando da Lua, a 19 de Junho de 1939, e ter levado apenas seis minutos (o tempo de actuação) a tornar-se numa celebridade nos EUA, Carmen Miranda recebeu, no camarim, a visita do almirante Gogo Coutinho.
Quando sabia que era um brasileiro ou alguém do Rio a visitá-la, ou recebia um cartão em português, Carmen ignorava a política do empresário Lee Shubert, de que as suas vedetas estavam proibidas de receber os fãs dentro do teatro, e precipitava-se a receber a visita. Foi o que fez com Gago Coutinho. E segundo Ruy Castro conta na sua biografia Carmen, este, ao saber que ela tinha nascido em Portugal, perguntou-lhe: "Portanto, minha filha, porque é que não canta um fado ou um vira, em vez de sambas? E, em vez de 'O que é que a baiana tem?', por que é que não canta "O que é que a menina do Minho tem?".
Apesar de nunca ter acedido ao desajustado desejo de Gago Coutinho, Maria do Carmo Miranda da Cunha, faz hoje 100 anos em Marco de Canaveses, e levada para o Rio de Janeiro aos 10 meses e oito dias pelos pais imigrantes, jamais abdicou da sua nacionalidade portuguesa.
Ler notícia completa
Adapt: Mano Belmonte
Sem comentários:
Enviar um comentário