Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

D. NUNO ÁLVARES PEREIRA (IV) - Final

IV-Final

Beato Nuno a um passo da canonização

A canonização do beato Nuno de Santa Maria, D.Nuno Álvares Pereira, conheceu no passado 21 de Fevereiro, um passo decisivo, com a realização de um Consistório público ordinário para a votação de dez causas de canonização, na presença do Papa, entre as quais se incluiu esta.

O anúncio é feito em comunicado por D.Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, publicado na sala de imprensa da santa Sé.

Este é um acto formal em que Bento XVI pede o parecer de um conjunto de Cardeais sobre as causas, sendo que os mesmos já responderam antes do Consistório se concordam ou não com a canonização.

O homem que conduziu este processo no Vaticano, Cardeal José Saraiva Martins, adianta que Bento XVI deverá indicar a data de canonização, apontando como hipóteses mais fortes os meses de Abril ou Outubro.
"Depois de tanto tempo e tantos anos chegou ao seu termo a causa de canonização desta grande figura da hagiografia portuguesa", refere, frisando que "a canonização vai ser um dia histórico".

O prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos revela "um sentimento de gratidão a Deus pelo provilégio que me deu por poder concluir praticamente o processo de canonização do Beato Nuno Álvares Pereira".
"É um dom de Deus à Igreja portuguesa, que todos os portugueses devemos agradecer", assegura.

Quando ao local, o Cardeal Saraiva Martins lembra que "o princípio é que as canonizações sejam feitas em Roma" e as beatificações nas igrejas locais."
"Se não houve nenhum pedido por parte de Portugal, é natural que seja em Roma", sublinha.

O Cardeal português dia que " todos os santos são modelos para serem imitados" e no caso do Beato Nuno: destaca "a caridade para com os pobres".

Hoje, com os pobres a aumentar, a mensagem do Nuno Álvares Pereira é "extremamente actual".
"É um modelo muito interessante", assinala D. José Saraiva Martins, que lembra ainda a devoção do Santo Condestável a Nossa Senhora.

O Beato Nuno de Santa Maria (1360-1431) foi beatificado em 1918 por Bento XV e nos últimos anos, a Ordem do Carmo (onde ingressou em 1422), em conjunto com o Patriarcado de Lisboa decidiram retomar a defesa da causa da canonização. A sua memória litúrgica celebra-se, actualmente, no dia 6 de Novembro.

O processo de canonização foi reaberto no dia 13 de Julho de 2004, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, com a sessão solene presidida por D. José Policarpo.

A cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus, uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe.

A cura de Guilhermina de Jesus, depois de ter pedido a intervenção do Santo Condestável, foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que a consideraram miraculosa.

A história deste processo já poderia ter conhecido o seu epílogo quando, em 1947, o papa Pipo XII se manisfestou interessado em canonizar o Beato português por decreto. O estado de uma Europa destruída pela II Guerra Mundial fez, porém, com que a Igreja portuguesa recusasse este motivo de festa.

-Trabalhos levados a cabo pelos Cardeais Patriarcas de Lisboa D. José III (1883-1907) e D. António I (1907-1929), secundados pela Ordem do Carmo, culminaram com o Decreto da Congregação dos Ritos "Clementissimus Deus" de 15 de Janeiro de 1918, ratificado e aprovado pelo Papa Bento XV em 23 do mesmo mês e ano. Esses trabalhos, retomados pelo Episcopado Português, culminaram com a já referida permissão de Pio XII para que o processo da canonização prosseguisse. -
-o-o-o-o-o-o-o-

Pesquisa e texto: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca
http://manobelmontecantor.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Acabvo de ler o hoje publicado, ou para ser mais preciso, aprendi uma muito boa lição de História. Não te sabia tão profundo conhecedor em tal àrea. Obrigado pela lição. Um dia qualquer, se me lembrar e tiver dinheiro pagarei esta maravilhosa aula muito informativa. Gostei. Vi há dias no Jornal de Notícias que Bento XVI vai proceder, em data próxima de 25 de Abril, à canonização do Beato Nuno Álvares Pereira. Estou a fazer esta referência por supor que não tiveste aí esta informação, ou então, se não estou errado, tê-la-ás omitido no teu artigo.
Bom fim semana para vós e um abraço sempre muito amigo do Alberto Vilela/Portugal