Descobertas duas pinturas murais na Diocese de Viseu
As intervenções de conservação e restauro em duas estruturas retabulares possibilitaram a descoberta de duas pinturas murais, de épocas diferentes, na Diocese de Viseu. Na capela de São Marcos de Fonte Arcadinha a desmontagem da talha de estilo barroco nacional pôs a descoberto uma pintura mural, que ocupa sensivelmente o espaço correspondente ao retábulo barroco, desenvolvendo-se a partir da mesa do altar.
O programa iconográfico representado, a "Coroação da Virgem", tem paralelo em outros exemplares do século XVI. Esta composição pictórica, ainda que de execução provincial, pela sua raridade no âmbito da Diocese de Viseu, assume particular importância.
Na igreja Matriz de Ribafeita o nicho com arco de volta perfeita, em que encaixava o retábulo colateral do lado esquerdo, agora retirado para restauro, ostenta uma pintura mural de manifesto interesse artístico. Trata-se de uma representação pictórica mais recente de que o exemplar de Aguiar da Beira, executada no século XVIII, e com características manifestamente distintas. A pintura preenche a totalidade da superfície de fundo do nicho e prolonga-se no intradorso do arco de volta perfeita, aplicada sobre a superfície de granito. Trata-se de uma representação em perspectiva não figurativa, através da qual se simula uma composição retabular, com a organização estrutural e os do outro retábulo colateral deverá estar uma composição pictórica similar a esta.
Fonte: Agência Ecclesia
Adaptação: Mano Belmonte
As intervenções de conservação e restauro em duas estruturas retabulares possibilitaram a descoberta de duas pinturas murais, de épocas diferentes, na Diocese de Viseu. Na capela de São Marcos de Fonte Arcadinha a desmontagem da talha de estilo barroco nacional pôs a descoberto uma pintura mural, que ocupa sensivelmente o espaço correspondente ao retábulo barroco, desenvolvendo-se a partir da mesa do altar.
O programa iconográfico representado, a "Coroação da Virgem", tem paralelo em outros exemplares do século XVI. Esta composição pictórica, ainda que de execução provincial, pela sua raridade no âmbito da Diocese de Viseu, assume particular importância.
Na igreja Matriz de Ribafeita o nicho com arco de volta perfeita, em que encaixava o retábulo colateral do lado esquerdo, agora retirado para restauro, ostenta uma pintura mural de manifesto interesse artístico. Trata-se de uma representação pictórica mais recente de que o exemplar de Aguiar da Beira, executada no século XVIII, e com características manifestamente distintas. A pintura preenche a totalidade da superfície de fundo do nicho e prolonga-se no intradorso do arco de volta perfeita, aplicada sobre a superfície de granito. Trata-se de uma representação em perspectiva não figurativa, através da qual se simula uma composição retabular, com a organização estrutural e os do outro retábulo colateral deverá estar uma composição pictórica similar a esta.
Fonte: Agência Ecclesia
Adaptação: Mano Belmonte
Sem comentários:
Enviar um comentário