Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quarta-feira, março 04, 2009

Vaticano, Darwin e a Teoria da Evolução...


CONGRESSO INTERNACIONAL PROCURA CRUZAR OS OLHARES DE CIENTISTAS, TEÓLOGOS E FILÓSOFOS NESTAS ÁREAS, PARA LÁ DAS POLÉMICAS.

A Santa Sé promoveu a partir da Terça-feira passada a Conferência Internacional sobre o tema 'Evolução Biológica: factos e teorias. Uma avaliação crítica 150 anos depois de "A Origem das Espécies", a ter lugar no Vaticano até 7 de Março.

A iniciativa é organizada pela Universidade Pontífica Gregoriana, em colaboração com a Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos da América, sob o patrocínio do Conselho Pontífico da Cultura no âmbito do projecto Ciência, Teologia e missão ontológica (STOQ-Science, Theology and the Ontological Quest).

Na abertura dos trabalhos, o Arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontífico para a Cultura, disse que é necessário cruzar os olhares de cientistas, teólogos e filósofos, "de rosto aberto, num confronto sereno" e promovendo "leituras diversas da mesma realidade" segundo o seu ângulo de abordagem.

A fé, disse ainda, "se não é pensada, é nada, é vazia".

O professor de Filosofia da Universidade Pontífica Gregoriana e coordenador do encontro, Padre Marc Leclerc, afirmou na apresentação pública desta conferência que nenhum universitário, católico ou não, pode permanecer indiferente a dois eventos que se celebram este ano: o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da sua obra "Origem das Espécies".

O sacerdote jesuíta explica que não se trata simplesmente de homenagear o cientista inglês, mas analisar uma obra que marcou para sempre a história da ciência e influenciou o modo de compreender a nossa própria humanidade. "Chegou a hora de uma atenta avaliação crítica, rigorosa e objectiva dos vários aspectos implicados", afirmou o Pe.Lerec.

Os vários aspectos de que fala o Professor Leclerc incluem também o aspecto religioso, pois sua teoria evolucionista entraria em oposição com a visão bíblica da criação do homem.

A esse propósito, D. Gianfranco Ravasi esclareceu já que a Bíblia e as teorias evolucionistas não são, a priori, incompatíveis.

Marc Leclerc explicou que o problema teve início quando a teoria da evolução se tornou evolucionismo. Ou seja, a teoria científica transformou-se progressivamente num sistema filosófico, ideológico que interpretava toda a realidade humana, indo além do seu âmbito específico.

O mesmo problema se verificou com a teoria da criação que se encontra no livro de Génesis, que se tornou criacionismo, ou seja, um sistema de pensamento também científico. ":Na realidade, o autor do Génisis não tinha a intenção de dar respostas científicas, mas de responder a uma questão teológica com os instrumentos do seu tempo", esclareceu.

Este congresso, portanto, não pretende celebrar Darwin nem estudá-lo especificamente, mas estudar de perto os vários aspectos da Teoria da Evolução, para acompanhar o debate científico, filosófico e teológico que suscita.

Durante cinco dias, o Congresso será dividido em nove sessões, para abarcar todas as disciplinas implicadas na Teoria, como a paleontologia, a biologia molecular, os mecanismos da evolução, a antropologia, a filosofia e a teologia.

Na iniciativa da Universidade Gregoriana, a a partir de recentes descobertas científicas relevantes, a teoria da evolução biológica merecerá uma atenta e séria reconsideração, tanto do ponto de vista científico como de uma perspectiva filosófica e teológica, evitando as posturas ideológicas que com frequência dominaram o debate.

Fonte: Agência Ecclesia
Pesquisa e adaptação: Mano Belmonte

-o-o-o-o-o-o-





Sem comentários: