DITOS E MEXERICOS "MADE-IN-PORTUGAL"!
Estamos fartos de ser tratados como os piores da Europa! De sermos chamados de cobardes, traiçoeiros, ignorantes, mesquinhos, ridículos, miseráveis e nostálgicos! Basta! Não toleramos mais escárnios e maldizer. Chega de insultos provocatórios! Basta de pretenderem espezinhar a nossa raça! É de mais ! Ninguém suporta ignomínias deste jaez.
Cobardes, nós? O pessoal já se esqueceu, dos extraordinários feitos dos portugueses, que se bateram contra os ingleses e os holandeses, na África Austral, no século XVII? E a heroicidade continuada, nos séculos seguintes? E as conquistas de castelos e cidades aos mouros? E as guerras com a Espanha, ganhas a custa da inteligência e bravura dos nossos soldados? E as batalhas como a de Aljubarrota? E a "Revolução de Abril", executada com cravos e tanques do tempo da "Maria Cachucha"?!
Traiçoeiros? Traímos quem? A Felipe de Castela? A fidelidade está-nos no sangue! Poderíamos citar inúmeros exemplos, mas basta-nos quedar no amor às camisolas do Porto, do Sporting, ou do Benfica.
Ignorantes? Nós? Poderia arrasar esse insulto, com a simples citação do nosso " prémio Nobel da Literatura"! Mas não era suficiente para calar essas más línguas! Pergunto: quem tinha mais conhecimentos do que nós, sobre as lides marítimas? Quem enfrentou o "Mostrengo no fim do mundo"? E não sabem estes senhores, que a arte de escrever se desenvolveu mais em Portugal (século XXI), onde toda a gente escreveu e escreve livros, nomeadamente talentos que viriam a ser descobertos pelo "Big-Brother"? É isso que nos dá o estatuto de ignorantes? Depois, Mesquinhos? Que maior coração do que o nosso, que serviu de imagem de marca no "Euro 2004"? Todo o mundo aceitou Portugal como o "país do coração de ouro e prata"! Ridículos? Porquê? Porque somos alegres? Porque provocamos o riso com as anedotas das louras? Africanos e Alentejanos? Não seria pior provocar o choro? Miseráveis? Ai, nós é que somos miseráveis? Expliquem-nos! Não são visíveis, ao mundo inteiro, os sinais de abundância e filantropia, quando em casos de epidemias e catástrofes, enviamos para o estrangeiro dinheiro, roupas e medicamentos? Então e a nossa frota de veículos, exibidos por essas nossas auto-estradas, não são um espanto? Não são, uma maioria, "Top-gamas" e de grande cilindrada? Onde se vendem mais "Ferraris", Porches, Mercedes e BMW.? E os nossos luxuosos campos de futebol? No que concerne ao sermos nostálgicos...então eles, não acham isso natural? É ou não uma grande tristeza, estarmos endividados até às orelhas e não termos "xêta"... com que pagar! Deixai-os falar! " Os cães ladram...e a caravana passa"! Eles falam, falam, movidos pelo maior dos defeitos: a Inveja! Só há uma coisa pior que estes inolvidáveis vexames: a ignorância da nossa essência, não saberem que existimos e confundirem-nos com a Espanha. Isso é que é uma afronta! Uma vergonha! É uma seta direita ao coração da "portugalidade"...uma vil afronta à obra de D.Afonso Henriques!!
Cruz dos Santos
Coimbra/Portugal
=o=o=o=o=o=
Coimbra/Portugal
=o=o=o=o=o=
Sem comentários:
Enviar um comentário