Hitler queria sequestrar ou matar Pio XII, segundo indicam novos testemunhos históricos revelados recentemente.
O jornal católico italiano Avvenire publicou um testemunho histórico que confirma o plano organizado contra o Papa pelo Reichssicherheisamt (quartel general para a segurança do reich) de Berlim, depois de 25 de Julho de 1943.
O jornal cita Niki Freytag von Loringhoven, de 72 anos, residente em Munique, filho de Wessel Freytag von Loringhoven, então Coronel do Alto Comando Alemão das Forças Armadas (Oberkommando der Werhmacht, OKW). O Coronel participaria depois num golpe falhado contra Hitler.
Segundo Freytag von Loringhoven, nos dias 29 e 30 de Julho de 1943 houve em Veneza um encontro secreto para informar o chefe de contra-espionagem italiano, o General Cesare Amé, da intenção de Hitler em punir os italianos pela prisão de Mussolini com o sequestro ou o assassinato de Pio XII e do Rei da Itália.
No encontro participaram o chefe de Ausland-Abwehr (contra-espionagem), o Almirante Wilhelm Canaris, e dois Coronéis da secção II para a sabotagem, Erwin von Lahousen e o referido Wessel Freytag von Loringhoven.
Este testemunho concorda com o depoimento de Erwin von Lahousen no processo de Nuremberga de 1 de Fevereiro de 1946 (Warnreise Testimony 1330-1430).
=o=o=o=o=
Sem comentários:
Enviar um comentário