O cantor e compositor Roberto Carlos nasceu em 1941 em Cachoeiro do Itaperimim, ES, mudando-se em 1950 para o Rio de Janeiro. Roberto Carlos desempenhou e ainda desempenha papel fundamental na música popular bresileira. Como cantor e compositor soube transitar nesses últimos 50 anos nas diversas modalidades e gêneros musicais. Do rock tímido e ingénuo dos anos 50 até às músicas românticas, passando pelas ecológicas e mesmo religiosas, sempre procurando melhorar e se esmerar em seu trabalho.
O primeiro movimento organizado do rock no Brasil aconteceu em 1958 no Rio de Janeiro com a fundação do Clube do Rock pelo radialista e produtor musical Carlos Imperial, onde se reunem os amantes dessa nova onda musical.
Era a influência de Elvis Presley e outros artistas americanos através do cinema e dos discos, bem como dos Beatles logo em seguida que se fazia presente também no Brasil.
Foi então que candidatos e cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia e outros jovens puderam iniciar suas actividades musicais. Roberto e Erasmo juntaram-se a Edson Trindade e Arlênio Gomes para formarem o conjunto de rock "The Snakes". A partir desses movimentos o rock brasileiro foi se firmando junto ao público jovem e em 1965 estreou na TV Record de São Paulo o programa Jovem Guarda sob o comendo de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderiéia.
Roberto Carlos destacou-s sempre como um dos líderes desse movimento, tanto cantando como compondo músicas do género. As músicas de maior sucesso de público dessa época foram: 'Quero que tudo vá p'ro inferno', 'Vem quente que estou fervendo', 'Eu te darei o céu', 'Festa de arromba', 'Namoradinha de um amigo meu', entre outras. A partir dos anos 70 com o declínio do movimento Jovem Guarda, Roberto Carlos soube redirecionar sua carreira, passando a cantar e compor músicas do género romântico, sendo até hoje um dos artistas brasileiros de maior prestígio junto ao público. Roberto Carlos tem sido ao longo de quase 50 anos de carreira o artista brasileiro mais popular e mais querido pelo público. Facto marcante na vida de Roberto foi quando em 1979 em visita ao México o Papa João Paulo II foi saudado por um coro de crianças cantando "Amigo" de Roberto e Erasmo Carlos e televisionado para o mundo todo; em 1980 participou da campanha beneficiente para o Ano Internacional da Pessoa Deficiente; suas músicas foram gravadas pelos cantores mais populares do mundo: Júlio Iglésias, Ray Conniff, Caravelli e outros; pelas excursões realizadas em 1982 ganhou o prémio Globo e Cristal da gravadora CBS aos cantores que vendessem mais de 5 milhões de discos fora de seu país de origem; seu disco de final de ano de 1980 com as faixas "Emoções", "Cama e mesa", e "As baleias" teve grande sucesso da crítica e público. Outro facto importanto da carreira de Roberto foi ter ganho o prémio Grammy de melhor cantor latino americano em 1988. Em 1994 foi o primeiro latino americano a vender mais discos que os Beatles e nesse ano atingiu a fantástica marca de mais de 70 milhões de discos vendidos desde seu começo de carreira. Roberto Carlos é considerado um dos mais populares, um dos mais queridos, um dos mais talentosos artistas brasileiros de todos os tempos como cantor e compositor. Teve inteligência, competência e talento para saber a hora de mudar de género como fez em sua transição da fase jovem guarda para a fase romântica com passagens por músicas de cunho social e até mesmo cunho ecológico. Roberto Carlos continua até nossos dias mantendo enorme prestígio, cantando em shows e gravando discos além de seu programa anual de fim de ano na TV Globo.
Roberto Carlos é o maior fenómeno musical brasileiro.
Dárcio Fragoso
Brasil
=o=o=o=o=
Brasil
=o=o=o=o=
Sem comentários:
Enviar um comentário