SANTO TIRSO - FESTAS DE SANGUINHEDO-2011
Na bonita e encantadora Cidade de Santo Tirso, no lugar da Ponte Velha, decorreram no último fim de semana do mês de Julho as conhecidas e tradicionais Festas de Sanguinhedo organizadas pela 'Associação Amigos do Sanguinhedo'.
As festas que derivam do nome do rio que atravessa o lugar, não tem qualquer cariz religioso; suportando somente a pretenção em dar continuidade à tradição de juntar suas gentes e forasteiros em lazer dando largas à alegria e boa disposição.
No século passado, na década dos anos cinquenta, o lugar da Ponte Velha era desprovido de luz elétrica o que obrigava seus habitantes à improvisação de lamparinas (tigelinhas) com gordura animal ou vegetal que eram colocadas pelo anfiteatro do lugar dando-lhe um espetáculo visual de rara beleza, quase místico...
Sendo as Festas de Sanguinhedo muito concorridas, deve-se muito ao facto desta original iluminação pelas tigelas, como pela Cascata toda movimentada a àgua e a eletricidade.
Trata-se de uma bela e grande cascata construida sobre o leito do próprio rio, coberta de musgo, onde a harmoniosa imaginação e contribuição dos habitantes do lugar deram vida a bonecos de madeira que representam a vida rural e ofícios do lugar em vias de extinção.
Arraial com artistas e bandas; findando com um impresionante fogo de artifício.
Louvamos a Associação dos Amigos de Sanguinhedo pela recuperação dos célebres moinhos do Sanguinhedo, antiga casa de lavoura e seus famosos lagares de azeite, cuja habitação serve de Sede a tão prestigiosa Associação e pela perservação e limpeza das margens do rio.
Mano Belmonte
manobelmonte@live.com.pt
http://manobelmontecantor.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário