Dia Internacional da Terceira Idade
-Reflexão sobre a qualidade de vida na 3.a idade-
No dia 01 de Outubro comemora-se o Dia Internacional da Terceira Idade. Com uma população mais envelhecida da Europa, Portugal precisa refletir a qualidade de vida que é oferecida a pessoas com mais de 60 anos.
O crescimento acelerado da população idosa encontrou a nossa estrutura sociocultural mal preparada e, ainda é grande a desinformação e as particularidades do envelhecimento no nosso contexto social.
O aumento da longevidade criou também problemas sérios no relacionamento familiar, especialmente no que se refere a como lidar com um parente de idade mais avançada. Atualmente, é difícil uma família que não tenha alguém com 70, 80 ou mais anos em condições físicas nem sempre ideais.
No entanto, não são poucas as pessoas que envelhecem e chegam aos 80 anos em plena atividade sem passar pelo processo de caduquice física e intelectual que tanto nos assusta.
O Dia Internacional do Idoso tenta chamar a nossa atenção para o envelhecimento da sociedade.
Precisamos refletir sobre o nosso comportamento com e na terceira idade, e o desenvolvimento de uma nova postura em relação a essa etapa da vida, mesmo porque todos nós queremos chegar lá. E essa é uma oportunidade especial para alertarmos e sugerirmos mudança de comportamento para aqueles que lidam com idosos ou que já estão com a idade avançada.
Envelhecer pode representar uma conquista e não um castigo, quando se tem uma vida saudável antes, durante e depois do processo do envelhecimento. A lista de recomendações é enorme, mas qualidade de vida com exercícios físicos, alimentação equilibrada, auto-estima, equilíbrio emocional, sono reparador e prevenção são os grandes pilares da saúde também na terceira idade; assim recomendam os nossos médicos e psicanalistas.
Pensamento da Semana
"Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias."
(Harry Benjamim)
Mano Belmonte
manobelmonte@live.com.pt
manobelmontecantor.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário