Como nem sempre as distâncias e outras circunstâncias permitem-me cultivar as amizades como gostaria...espero, que nestas modestas imagens, sons e escritos, possam ser um pouquinho de 'adubo' para os que cultivam e amam o que é português. Em especial, aos portugueses espalhados pelo mundo.
Que nunca morra por falta de cultivo o 'patriotismo' que nos habita na alma e nos alimenta o espírito ...
Ser português, é ser 'Afonso Henriques', é ser 'Luis de Camões', é ser 'Amália' ou 'Fernando Pessoa' . Ser português, é sentir 'SAUDADE' , é ser único, genuíno, verdadeiro... mesmo, quando menos o foi...
-Mano Belmonte-
manoamano@sympatico.ca
http://manobelmontecantor.blogspot.com
Acerca de mim
Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».
MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010
Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá
RECOMEÇAR...
-Recomeçar-
Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.
Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.
Mano Belmonte
1 comentário:
Mano Belmonte...
Queria agradecer-te, do fundo do coração,os Cd's que pelas tuas belíssimas e encantadoras canções, que tivemos o prazer (eu e a familia)de as escutarmos com muito prazer e atenção. São "pedacinhos de alma", como dizes, que retratas melodiosamente e muito bem, nestas tuas maravilhosas interpretações.
Como é grandiosa a tua alma, consegue transmitir-te o que de bom tem a vida! E tu, com essa enorme sensibilidade e capacidade, com que Deus te dotou, ornamentas todo este teu manancial de beleza, amor pelo próximo e ....musicalmente, denuncias todo este teu estado de espírito, através desta tua encantadora voz! O que faz a nossa alma ! A alma pessoal, na qual pensamos quando reflectimos sobre nós "próprios", é um afloramento da alma eterna.
AH !, MANO BELMONTE...se pudéssemos aprender a viver a partir do nível da alma, veríamos que a parte melhor e mais luminosa de nós mesmos está associada a todos os ritmos do universo. Ver-nos-íamos verdadeiramente como fazedores de milagres que somos capazes de ser. Afastaríamos o medo e a saudade, o ódio, a ansiedade e a hesitação. Viver a partir do nível da alma significa abandonar o ego, as limitações da mente que nos prendem a acontecimentos e resultados do mundo físico.
A interpretação acontece ao nível da mente, mas são as nossas almas individuais que são condicionadas pela experência , e, através dessa memória das experiências passadas, a alma influencia as nossas escolhas e interpretações que fazemos na vida. A estes pequenos grãos ou sementes de memória germinados na alma individual ao longo de uma vida inteira, e a esta combinação da memória com a imaginação, que conseguiste "plantar" nestes teus CD's, são o fruto, deste "caldo quântico cósmico" !
Bem hajas meu irmão... e que Deus Nosso Senhor te conserve sempre essa voz melodiosa e timbrada, bem como todo este sentimento de amor que sentes pelo próximo, nomeadamente pela tua querida mãezinha !
Um afectuoso abraço de carinho e amizade do sempre - CRUZ SANTOS -(Ninito). Coimbra/Portugal
Enviar um comentário