- Papa traça quadro negro da situação internacional
- Bento XVI lembra crise económica, pobreza, terrorismo, catástrofes naturais e violência crescente contra os cristãos
Bento XVI traçou esta quinta-feira um retrato preocupante da situação internacional, destacando o "recrudescimento da violência" na Terra Santa.
"Mais uma vez, queria repetir que a opção militar não é uma solução e que a violência, de onde quer que ela venha e seja qual for a forma que tome, deve ser condenada firmemente", assinalou.
O Papa falava no Vaticano ao receber os membros do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, em representação de 177 países. Este é um dos discursos mais importantes do ano e permitiu a Bento XVI traçar uma espécie de radiografia do mundo, das castástrofes naturais e da violência crescente contra os cristãos.
Para Bento XVI, a actual situação em Gaza "provoca danos e sofrimentos imensos às populações civis" e complica ainda mais "a busca de uma saída para o conflito entre israelitas e palestinianos, vivamente desejado por muitos de entre eles e pelo mundo inteiro".
O Papa deixou votos de que "com o compromisso determinante da comunidade internacional, a trégua na Faixa de Gaza entre novamente em vigor - algo que é indispensável para dar condições de vida aceitáveis às populações - e que sejam relançadas negociações de paz renunciando ao ódio, às provocações e ao uso das armas".
Num contexto de eleições, Bento XVI deseja que surjam "dirigentes capazes de fazer avançar, com determinação, este processo e guiar os seus povos para a reconciliação, difícil mas indispensável".
No Médio Oriente, o Papa aludiu ainda à necessidade de diálogo entre Israel e a Síria, à situação no Líbano e à importância de negociações sobre o programa nuclear iraniano, "permitindo satisfazer as exigências legítimas do país e da comunidade internacional".
Sobre o Iraque, ficou um apelo ao "virar da página", para construir um futuro "sem discriminação de raça, etnia ou religião".
Fonte: Agência Ecclesia
Adaptação: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca
* * * * * *
Sem comentários:
Enviar um comentário