Com a generalização deste aparelho por parte da população em geral, naturalmente que este fenómeno não poderia passar ao lado das camadas jovens. Assim, através de um recente estudo feito pelo ISCTE em Portugal, estima-se que cerca de 96% da população com idade compreendida entre os 8 e os 16 anos, sejam possuidores de telemóveis. Como tal, cabe aos educadores estarem atentos e certificarem-se que alguns pressupostos estão a ser cumpridos, para que, as nossas crianças e adolecentes não tenham dissabores desnecessários.
Pesquisa e adaptação: Mano Belmonte
-o-o-o-o-o-
- O meu filho gosta de mostrar o telemóvel novo. Com a recente onda de assaltos, é importante não colocarmos o adolescente, como alvo preferencial de furtos. Portanto, é necessário haver alguma discrição no transporte e uso do telemóvel em locais públicos.
- O blutooth deverá estar sempre activo? Como excelente meio de envio e recepção de dados entre aparelhos móveis, é bastante utilizado nas camadas jovens, assim deverá estar activo somente quando necessário. Devendo ainda ser protegido com uma chave de acesso, a sua activação. Para evitar acessos indevidos ao aparelho.
- SMS e Chats, uma mistura perigosa. É cada vez mais importante recordar que os chats podem ser usados por individuos mal intencionados. Portanto, uma das primeiras abordagens feitas por estas pessoas, é o obterem o número de contacto móvel, para assim estarem permenente ligados, mesmo quando o adolescente não está na internet. Os sms e o correio electrónico, são uma das principais técnicas de sedução usadas por molestadores.
- O meu filho está constantemente a enviar sms. De facto eles gostam de estar em permanente contacto com os amigos e colegas, mas deverá alertar o seu filho que são cada vez mais os acidentes de viação que ocorrem com jovens a atravessar a rua, quando iam a "teclar" com um(a) colega.
Pesquisa e adaptação: Mano Belmonte
manoamano@sympatico.ca
-o-o-o-o-o-
Sem comentários:
Enviar um comentário