Powered By Blogger

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.

Capa exterior do último CD em alusão aos 50 Anos de Carreira de MB.
CD «50 ANOS DE CANTIGAS» (Compilação de 20 temas musicais de sucesso na carreira do artista Mano Belmonte)

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

Capa interior do último trabalho em CD "MB - «50 Anos de Cantigas».

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

MB - Resumo biográfico pelo Jornalista José Mário Coelho - Toronto/Canadá 2010

APONTAMENTO PELA JORNALISTA LUSA CANADIANA FERNANDA LEITÃO

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

Jornal "Portugal Ilustrado" - Toronto/Canadá

RECOMEÇAR...

-Recomeçar-

O ser humano é feito, entre outras coisas, de sonhos, ideais, expectativas...
O futuro, apesar dos percalços e obstáculos do presente, sempre se desenha com bons ventos, melhorias e conquistas. Por isso, sempre devemos prosseguir lutando, doando o melhor de nós na busca de objectivos e metas.
Neste percurso, à medida que nos esforçamos, alcançamos degraus intermediários e vitórias parciais que nos animam e estimulam em frente. Ser reconhecido pelos que nos cercam, parentes, amigos ou gente anónima, é um grande incentivo.
Dizer-lhes o quanto foi importante todo este carinho e amor dedicados ao longo dos anos, os elogios reconhecendo virtudes, tendo em mente que colhemos tudo o que plantamos nesta escalada da montanha da vida onde aprendemos a subir e a descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha .

Com mais de três décadas a vivermos na diáspora, fechamos os olhos tentando fazer uma retrospetiva das coisas boas e menos boas que nos aconteceram ao longo dos anos...Batemos de frente com um enorme painel branco na nossa mente, reprimimos a vontade de um choro convulsivo para, de imediato, pensarmos que, hoje, é um bom dia para enfrentar novos desafios...
Recomeçaremos por abrir novos espaços mentais e físicos. Aproximarnos-emos, dos familiares, dos velhos amigos, de pessoas alegres e sem preconceitos, da terra que nos viu nascer... Atirar para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade entrar.
Dividirnos-emos entre duas Nações que amamos e repartiremos nosso coração entre chegadas e partidas, alegrias e ânsias.

Recomeçar uma nova vida é só uma questão de querer. Se quisermos. Deus quer.

Mano Belmonte













BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

BLOG «Canções & Emoções» por Mano Belmonte

quinta-feira, junho 04, 2009

Celebração do Centenário da renovação dos Marianos




A Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição está em festa: celebra este ano o Centenário da sua renovação. Os Marianos foram fundados pelo Pe. Estanislau Papczynski, em 1673, na Polónia. A Congregação desenvolveu-se nos países de Leste e em Portugal, onde chegou em 1754. Em 1834, foi expulsa de Portugal, por António Joaquim Aguiar, como aconteceu com todas as congregações religiosas. Os Marianos tinham, na altura, 3 conventos: em Balsamão, em Algoso (ambos em Trás-os-Montes) e em Lisboa.

Nos países do Leste, em 1864, o Czar Nicolau II, a pretexto de manter a qualidade da vida religiosa, decretou que se encerrassem todos os conventos que não tivessem, pelo menos 8 membros, obrigando esses membros a ir para conventos maiores. Proíbiu, porém, que as ordens recebessem novos candidatos. Os Marianos foram ficando, pouco a pouco, reduzidos ao Convento de Mariampole, no Principado da Lituânia. Em 1909, restava apenas um membro: o Pe. Vicente Senkus/Senkowski, Superior Geral.

O Pe. Jorge Matulatis Matulewicz (1871-1927), na diocese de Kielce, na Polónia, sendo natural de Mariampole (a Lituânia e a Polónia, na altura, eram uma única nação) e tendo sido baptizado pelos Padres Marianos, vendo definhar esta Congregação, decidiu entrar nela e propor ao Pe. Vicente a sua renovação, de modo a adaptá-la aos novos tempos e poder viver na clandestinidade. O projecto foi aceite. A Santa Sé permitiu que ele fizesse os votos sem ser preciso fazer noviciado, o que aconteceu no dia 29 de agosto de 1909, na presença do Superior Geral, Pe. Vicente Senkus/Senkowki, em Varsóvia. O Pe. Jorge, respeitando o carisma da fundação e a genuína tradição do Instituto (a difusão do culto ao mistério da Imaculada Conceição, o auxílio aos fiéis defuntos e o anúncio do Evangelho ao povo simples), imprimiu na Congregação dos Marianos um amor apaixonado por Cristo e pela Igreja, preparando os seus membros para viver em ambiente de perseguição.

A congregação renovada regressou a Portugal em 1954. Os Marianos são cerca de 550 em todo o mundo, espalhados por 18 países. Em 2007 realizou-se a beatificação do Fundador. O Renovador, que foi bispo de Vino, já foi beatificado em 1987.

Fonte: Agência Ecclesia
Adaptação: Mano Belmonte

manoamano@sympatico.ca

Sem comentários: